Como treinar cachorros que não gostam de tomar banho

Veja como acostumar seu melhor amigo a levar uma ducha nesse verão

Por O Dia

Alguns tutores sentem um desconforto quando pensam que está chegando o dia de dar banho no pet. Alguns animais ficam bem agitados ou até assustados. Na hora de usar o secador tudo piora e parece um pesadelo. E nem todos podem mandar o cão para um petshop sempre.
Pexels
Por que eles sentem medo? Isso geralmente acontece porque o pet fez uma associação ruim ao banho ou com os elementos que fazem parte dele, como o shampoo, barulho do secador, escova etc. Para reverter esse quadro, é preciso agir com calma, para não causar ainda mais traumas.
Reprodução/Pinterest
Treino de dessensibilização: É indicado aplicar o treino dessensibilização, ou seja, mostrar que um objeto que o pet teme não causará nenhum mal a ele. Trata-se exatamente de tirar a sensibilidade extrema que o animal demonstra. Esse treino deve ser feito com reforço positivo, usando recompensas que deixem o cão motivado a fazer associações positivas.
Pixabay
Como é o treino? Se o que o pet teme for o secador, pode-se pegar um pedaço de petisco, ligar o aparelho distante do cão, enquanto estiver ouvindo o barulho e o animal se mantiver tranquilo, você pode deixá-lo mordiscar o petisco em sua mão. Quando acabar o petisco, desligue o secador. Se mesmo longe o pet sentir medo, comece com o secador desligado!
Luciano Belford/Agência O Dia
Aproximação: Com o tempo, aproxime o aparelho do animal, até o momento em que você conseguirá secá-lo, enquanto ele come o petisco. Se em algum momento ele se mostrar desconfortável ou assustado, respeite e volte o treinamento para uma fase anterior.
Pexels
Um bom apetite é um bom sinal: Um forte indicativo de que o treino está além do que o pet suporta é o apetite. Caso ele não aceite o petisco que tanto gosta, é porque está desconfortável. Esse mesmo treino pode ser feito com outros objetos, como a escova ou a toalha.
Reprodução/Shutterstock
Um investimento que compensa: Vale a pena investir nesse treinamento, já que o pet passará pela situação de banhos várias vezes. E isso não deve ser um terror para ele (nem para o tutor).
Pexels
Em último caso: Se mesmo com as dicas o animal continuar sentindo medo na hora do banho, talvez seja a hora de procurar a ajuda de um especialista em comportamento animal.
Pexels
Publicado 16/11/2021 15:17