Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus - COFFRINI/AFP
Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom GhebreyesusCOFFRINI/AFP
Por O Dia
Rio - Enquanto uma vacina pode durar 18 meses para ficar pronta, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vai iniciar testes com quatro medicamentos no combate ao coronavírus. O diretor-geral da agência, Tedros Adhanom Ghebreyesus, confirmou em coletiva à imprensa que pacientes de Noruega e Espanha darão início aos estudos.
"Temos o prazer de anunciar que os primeiros pacientes serão inscritos em breve em um estudo que comparará a segurança e a eficácia de quatro medicamentos diferentes ou combinações de medicamentos contra a covid-19", revelou Ghebreyesus.
Publicidade
Ainda segundo o diretor da OMS, mais de 40 países se colocaram à disposição para ajudar a encontrar o tratamento para o coronavírus. Ele aproveitou e reforçou para que ninguém utilize remédios que ainda não têm eficácia testada.
"A História da medicina está cheia de exemplos de drogas que funcionavam no papel, mas não em humanos", completou.
Publicidade
No Brasil, a Anvisa permitiu nesta sexta-feira novas pesquisas sobre o uso da hidroxicloroquina, substância que vem sendo constantemente defendida pelo presidente Jair Bolsonaro para o tratamento de pacientes com coronavírus. Apesar dos bons resultados em pesquisas preliminares, a droga ainda precisa de estudos mais amplos, com maior número de pacientes para testar a real eficácia.
Segundo a OMS, há mais de 500 mil casos confirmados de coronavírus no mundo, com mais de 20 mil mortes.