Por O Dia
Cento e vinte brasileiros estão retidos no Peru por conta das medidas restritivas impostas pelo governo local devido à pandemia do novo coronavírus. Eles não conseguem voltar ao Brasil desde o dia 16 de março, quando as fronteiras peruanas foram fechadas. Muitos estão passando por dificuldade financeira devido ao longo tempo fora do país.

É o caso de Marília Cardoso, de 37 anos, que foi passar férias no Peru. A confeiteira chegou a Lima em 15 de março, um dia antes de o governo local decretar o fechamento das fronteiras. Por ser casada com um peruano, ela está na casa da sogra em San Martín de Porres, um município que fica a 15 minutos de carro do Aeroporto Jorge Chávez, em Lima.

Porém, Marília tem lúpus, uma doença inflamatória autoimune que exige medicamentos que precisam ser tomados diariamente, e vem enfrentando dificuldade para comprar os remédios. “Eu estou sem dinheiro. Vim pra ficar duas semanas e estou aqui há quase dois meses. Gastei muito com medicamentos”, conta.

Além disso, as divisas entre os estados peruanos estão fechadas. Esse é mais um problema para os brasileiros que estão em cidades do interior. Eles não conseguem chegar a Lima, já que existem bloqueios nas estradas e dificilmente se tem transporte para a capital peruana. Quem consegue entrar na cidade ainda precisa ficar 14 dias em quarentena.

A Embaixada do Brasil entrou em contato com alguns brasileiros via Whatsapp e fez uma lista de pré-embarque para um voo da Azul Linhas Aéreas que sairá na quarta-feira de Lima com destino a Campinas. Caso o passageiro não resida na cidade paulista, ele terá que providenciar transporte até a sua cidade, mesmo com todas as dificuldades financeiras e limitações impostas pela pandemia. Contudo, esse voo ainda não foi confirmado pela companhia aérea.

Assim como Marília, idosos, crianças e grávidas estão em meio a esses 120 brasileiros retidos no Peru. Rosana Schiff, organizadora do grupo que tenta a repatriação, contou como está a situação: “Há casos aqui de pessoas com câncer, mulheres grávidas, crianças, idosos que vieram visitar parentes brasileiros, todos estão em situação desesperadora”. Apesar de cada um ter a sua história, todos demonstram o mesmo objetivo: voltar para casa no Brasil para se cuidar e cuidar da família, sobretudo com a pandemia do novo coronavírus.
*Estagiário Felipe Gavinho, sob supervisão de Fernando Faria