Crescimento do PIB da Espanha se acelera no segundo trimestre a 0,6%

Alta foi de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Governo prevê crescimento de 1,5% este ano

Por marta.valim

O Produto Interno Bruto da Espanha cresceu 0,6% no segundo trimestre em relação ao trimestre anterior, levemente acima do previsto, e marca uma aceleração depois de subir 0,4% no primeiro trimestre, segundo dados provisórios publicados nesta quarta-feira.

O governo revisou na terça-feira em alta suas previsões de crescimento e espera agora que se aproxime de 1,5% neste ano, sinal de uma melhora da quarta economia da Eurozona, embora o desemprego siga em um nível recorde próximo a 25%.

Em relação a 2013,  no período de março a julho, a alta do PIB foi de 1,2%, quando era de 0,5% no primeiro trimestre. "Este resultado ocorre como consequência de uma melhora da contribuição da demanda nacional, que é contrabalançada parcialmente por uma piora da contribuição da demanda externa", indica o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) em um comunicado.

A Espanha, duramente atingida por uma explosão em 2008 da bolha imobiliária que alimentava o crescimento de sua economia, realiza desde o início de 2012 um plano de austeridade histórico. No terceiro trimestre de 2013 saiu timidamente de sua segunda recessão em cinco anos.

Desde então, a recuperação econômica mostra sinais de aceleração, com um crescimento de 0,2% no quarto trimestre de 2013 e de 0,4% entre janeiro e março deste ano.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia