Por marta.valim

O grupo petroleiro russo Rosneft anunciou nesta terça-feira o lançamento dos trabalhos de exploração com seu sócio norte-americano ExxonMobil no mar de Laptev, ao norte da Sibéria, apesar das sanções contra o setor petroleiro russo adotadas pelos Estados Unidos.

Os dois grupos começaram a explorar dois blocos petroleiros de mais de 200.000 metros quadrados. As tarefas continuarão até o final de outubro, afirmou Rosneft em um comunicado.

O grupo Rosneft, dirigido por Igor Sechin, assessor do presidente russo Vladimir Putin, foi acrescentado em julho à lista de empresas sancionadas por Washington pela atuação de Moscou no conflito ucraniano, em que é acusada de ingerência. Entretanto, o grupo russo garante que continua trabalhando com grandes empresas petrolíferas ocidentais.

Em agosto a Rosneft lançou outro projeto com a ExxonMobil no mar de Kara, também no norte da Sibéria, a oeste do mar de Laptev.

O grupo, privado do acesso aos mercados financeiros norte-americanos, é integrado em 69% pelo Estado russo. Recentemente pediu ajuda pública para reembolsar sua pesada dívida, de cerca de 45 bilhões de dólares.

Você pode gostar