Mais Lidas

BC da China vai manter política monetária "prudente" em 2015

O Banco Central disse, porém, que irá acelerar o ritmo da reforma da taxa de juros orientada pelo mercado que começou em 2014

Por bruno.dutra

Pequim - O banco central da China continuará com uma política monetária "prudente" em 2015, mantendo o crescimento do crédito estável e tendo suas mãos livres para fazer um ajuste fino quando necessário, disse a autoridade monetária em um comunicado online na sexta-feira.

O banco central disse, porém, que irá acelerar o ritmo da reforma da taxa de juros orientada pelo mercado e pressionará para aumentar a conversibilidade do iuan.

O banco disse ainda que adotará medidas para evitar riscos sistêmicos no setor financeiro.

O anúncio reitera o comprometimento do Banco do Povo da China com a estabilidade da política monetária mesmo em um momento de crescente especulação de que Pequim terá que adotar medidas para estimular o crescimento e conter pressões deflacionárias, especialmente por meio de um corte das taxas de depósitos compulsórios para os bancos.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia