Por adriano.araujo
A equipe por trás do especial segura o ‘pôster’ formado pelos cinco capítulos%3A à frente%2C Eduardo Pierre (à esquerda) e Gustavo Moore%3B atrás%2C Luisa Bousada%2C Luiz Carlos BeAgência O Dia

Rio - Tradição renovada outra vez: O DIA ganhou ontem seu 41º Prêmio de Excelência da Sociedade para o Design de Notícias (SND, na sigla em inglês), prestigiada entidade que destaca as páginas mais interessantes publicadas todo ano em diários e revistas. É a 16ª vez, desde 1996, que o jornal sobressai no certame. Na 36ª edição do concurso, a SND concedeu a láurea para o especial ‘70 anos da Bomba de Hiroshima’, série em cinco capítulos sobre o momento que definiu a Segunda Guerra Mundial e o século 20.

A obra, publicada em agosto de 2015, levou o prêmio na categoria ‘Escolha do editor: Mundo’, dentre milhares de trabalhos. A série, concebida pelo editor de Infografia, Gustavo Moore, teve a contribuição do diretor de Arte, André Hippertt; da editora de Arte, Luisa Bousada, e do editor-assistente de Arte, Luiz Berri. Editor de Opinião, Eduardo Pierre participou com a pesquisa e com os textos.

“Foi um trabalho pensado em todas as frentes com o maior refinamento artístico possível. O mais importante, sem dúvida, foi chamar a atenção dos leitores para os perigos das armas nucleares”, afirmou Moore. “Fiquei impressionado com a proposta quando Moore me apresentou. A sacada estava no uso do espaço em branco para formar o cogumelo atômico, que só seria percebido quando as cinco páginas duplas fossem colocadas uma abaixo da outra”, completou Hippertt.

ESPECIAL: Clique aqui e confira as páginas da série premiada

Gustavo Moore ainda fez um vídeo-infografia sobre os 70 anos da bomba atômica de Hiroshima, mostrando suas origens e seus efeitos, com muitos detalhes da missão. A versão impressa da série saiu em ?O DIA entre 2 e 6 de agosto de 2015.

LEIA A SÉRIE PREMIADA

Os 70 anos da bomba de Hiroshima: Oceano Pacífico em tempos de caos

Conheça a história do Projeto Manhattan

Plano de voo: seis horas com destino à morte

6 de agosto de 1945: o dia que ainda não acabou no Japão

Depois da guerra: questão nuclear no mundo atual


Você pode gostar