Série do DIA dos 70 anos da Bomba de Hiroshima leva 'Oscar do design gráfico'

Especial ganha prêmio da Society for News Design (SND), um dos mais conceituados do mundo

Por adriano.araujo , adriano.araujo

A equipe por trás do especial segura o ‘pôster’ formado pelos cinco capítulos%3A à frente%2C Eduardo Pierre (à esquerda) e Gustavo Moore%3B atrás%2C Luisa Bousada%2C Luiz Carlos BeAgência O Dia

Rio - Tradição renovada outra vez: O DIA ganhou ontem seu 41º Prêmio de Excelência da Sociedade para o Design de Notícias (SND, na sigla em inglês), prestigiada entidade que destaca as páginas mais interessantes publicadas todo ano em diários e revistas. É a 16ª vez, desde 1996, que o jornal sobressai no certame. Na 36ª edição do concurso, a SND concedeu a láurea para o especial ‘70 anos da Bomba de Hiroshima’, série em cinco capítulos sobre o momento que definiu a Segunda Guerra Mundial e o século 20.

A obra, publicada em agosto de 2015, levou o prêmio na categoria ‘Escolha do editor: Mundo’, dentre milhares de trabalhos. A série, concebida pelo editor de Infografia, Gustavo Moore, teve a contribuição do diretor de Arte, André Hippertt; da editora de Arte, Luisa Bousada, e do editor-assistente de Arte, Luiz Berri. Editor de Opinião, Eduardo Pierre participou com a pesquisa e com os textos.

“Foi um trabalho pensado em todas as frentes com o maior refinamento artístico possível. O mais importante, sem dúvida, foi chamar a atenção dos leitores para os perigos das armas nucleares”, afirmou Moore. “Fiquei impressionado com a proposta quando Moore me apresentou. A sacada estava no uso do espaço em branco para formar o cogumelo atômico, que só seria percebido quando as cinco páginas duplas fossem colocadas uma abaixo da outra”, completou Hippertt.

ESPECIAL: Clique aqui e confira as páginas da série premiada

Gustavo Moore ainda fez um vídeo-infografia sobre os 70 anos da bomba atômica de Hiroshima, mostrando suas origens e seus efeitos, com muitos detalhes da missão. A versão impressa da série saiu em ?O DIA entre 2 e 6 de agosto de 2015.

LEIA A SÉRIE PREMIADA

Os 70 anos da bomba de Hiroshima: Oceano Pacífico em tempos de caos

Conheça a história do Projeto Manhattan

Plano de voo: seis horas com destino à morte

6 de agosto de 1945: o dia que ainda não acabou no Japão

Depois da guerra: questão nuclear no mundo atual


Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia