Por cadu.bruno

Estados Unidos - As prévias das eleições norte-americanas continuam a trazer supresas. Nas do último sábado (5), que foram realizadas no total de cinco estados, o republicano Ted Cruz empatou com o favorito Donald Trump, com duas vitórias para cada um. Entre os democratas, Bernie Sanders venceu em dois estados e a favorita Hillary Clinton ganhou em um deles.

Retórica polêmica de Donald Trump pode dificultar corrida à presidênciaEfe

As prévias tiveram eventos simultâneos dos dois partidos em dois estados. Em outros dois, apenas republicanos e em mais um estado, apenas democratas. Apesar dos resultados, Donald Trump e Hillary continuam na frente para a disputa presidencial por seus partidos e os rivais dentro de casa continuam sendo ameaças reais.

A vitória do pré-candidato republicano Ted Cruz nas prévias do Kansas e do Maine apontam para dificuldades na campanha do bilionário Trump, que não é muito bem visto pelas lideranças republicanas por causa da sua impulsividade e declarações polêmicas, que agradam em estados ultraconservadores como Louisiana e no Kentucky, onde ele venceu. Já Cruz, que também não agrada suas lideranças, por sua retórica dura e a firmeza nas posições evangélicas.

Assim, os outros dois pré candidatos republicanos, Marco Rubio e John Kasich vêm a disputa polarizar entre Trump e Cruz e podem se manter na disputa até a convenção, para impedir que Trump atinja o número de 1237 delegados e seja ungido candidato.

Entre os democratas, situação mais clara a favor de Hillary Clinton, que ganhou mais 55 delegados na noite do último sábado e chegou ao total de 1.121 delegados. Bernie Sanders conquistou mais 49 e tem agora o total 481. Para ganhar a indicação no Partido , são necessários 2.383 delegados.

Você pode gostar