Por bianca.lobianco

Estados Unidos - Consumidores da Apple foram alvos de hackers neste fim de semana, na primeira campanha digital voltada contra computadores Macintosh utilizando um tipo maligno de software conhecido como "ransomware", disseram pesquisadores da Palo Alto Networks à Reuters neste domingo.

O "ransomware", uma das ameaças virtuais que mais crescem ultimamente, criptografa arquivos nos computadores infectados e depois pede aos usuários que paguem uma quantia em moedas digitais de difícil rastreamento para só aí liberar uma chave eletrônica que vai devolver os arquivos "sequestrados".

Especialistas em segurança digital estimam que esse tipo de crime arrecada centenas de milhões de dólares todo ano, tendo como alvo em sua maioria usuários do sistema operacional Windows, da Microsoft.

O diretor de inteligência de ameaças virtuais da Palo Alto, Ryan Olson, afirmou que o malware "KeRanger", que apareceu na última sexta-feira, foi o primeiro "ransomware" ativo atacando computadores Mac da Apple também.

"É o primeiro que é definitivamente efetivo, criptografa os arquivos e pede uma quantia para resgate", disse Olson em entrevista pelo telefone.

Um representante da Apple afirmou que a empresa tomou iniciativas neste fim de semana para prevenir os ataques, revogando um certificado digital de um desenvolvedor da Apple que permitia a instalação do software malicioso em Macs. O representante disse que não poderia dar mais detalhes no momento.

O malware (programa malicioso) é programado para criptografar arquivos em um computador infectado três dias após a infecção original, de acordo com Olson.

Isso significa que se os procedimentos da Apple forem ineficazes na tentativa de neutralizar o malware que já se espalhou por computadores Macs, as primeiras vítimas terão seus arquivos criptografados na segunda-feira, três dias depois do programa malicioso aparecer pela primeira vez, disse o especialista.

Você pode gostar