Por lucas.cardoso

Washington - Os eleitores norte-americanos de quatro estados participam nesta terça-feira de primárias e caucus para definir os escolhidos dos partidos para a corrida presidencial. Em Michigan e no Mississippi ocorrem as primárias de democratas e republicanos enquanto no Havaí e em Idaho ocorrem os caucus republicanos. Segundo um pesquisa eleitoral divulgada pelo Washington Post/ABC News, os líderes de cada sigla, Donald Trump e Hillary Clinton, devem permanecer à frente nas urnas.

Do lado democrata, o Michigan é o que apresenta a menor vantagem para a ex-secretária de Estado contra o senador de Vermont, Bernie Sanders. Em um debate transmitido na última segunda-feira, os ânimos se acirraram ainda mais após o bate-boca entre os dois pré-candidatos.

Enquanto Sanders ironizou a participação dos Clinton sempre em prol de acionistas e de grandes empresas, Hillary afirmou que a política social proposta pelo senador poderia causar "quatro milhões de desempregados" no setor automobilístico. Já em Mississippi, a democrata deve ter facilidade para vencer por causa da grande presença dos negros no estado - já que essa é uma das maiores bases de eleitores da ex-primeira-dama.
Por outro lado, Trump lidera em todos os quatro postos.

Em Michigan, ele tem 36% dos votos contra Ted Cruz. Porém, analistas ressaltam que John Kasich, governador do estado vizinho de Ohio, pode ser uma surpresa na disputa. Já no Mississippi, o magnata não deve ter dificuldades para ganhar.

Até o momento, com 3.136 delegados ainda remanescentes, Hillary Clinton tem 1.130 delegados contra 499 de Bernie Sanders. Para ser escolhido pelo partido, são necessários 2.383 delegados. Entre os republicanos, a disputa está mais acirrada com Donald Trump com 384 delegados, Ted Cruz com 300, Marco Rubio com 151 e John Kasich com 37.

Ainda estão "disponíveis" 1.585 delegados e são necessários conquistar 1.237 deles para ser o nomeado pelo partido. Na disputa de hoje, serão escolhidos 150 delegados para os republicanos e 166 para os democratas.

Você pode gostar