Por lucas.cardoso

Bruxelas - Líderes da União Europeia finalizaram um acordo polêmico com a Turquia nesta sexta-feira cuja meta é deter o fluxo de imigrantes ilegais para a Europa em troca de recompensas financeiras e políticas para Ancara.

O acordo pretende fechar a principal rota usada por um milhão de imigrantes e refugiados no ano passado para chegar à Grécia pelo Mar Egeu antes de seguir para o norte, rumo a Alemanha e Suécia, mas ainda restam profundas dúvidas acerca da legalidade e da viabilidade do pacto.

Após uma manhã de conversas com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, recomendou que os 28 países-membros da UE aprovassem o texto sem alterações, e estes rapidamente concordaram em se reunir para um almoço em Bruxelas.

Resgate de imigrantes no Mar Mediterrâneo feito pela Marinha italianaReprodução Twiiter

"Acordo com a Turquia aprovado. Todos os imigrantes ilegais que chegarem à Grécia via Turquia a partir do dia 20 de março serão devolvidos!", tuitou o premiê tcheco, Bohuslav Sobotka, antes de Tusk confirmar a aprovação unânime entre o bloco e os turcos.

Conforme o entendimento, Ancara irá receber de volta todos os imigrantes ilegais que cruzarem para o território grego, incluindo sírios, e em troca a UE irá acolher milhares de refugiados sírios diretamente da Turquia e recompensá-la com mais dinheiro, a liberação antecipada de viagens sem necessidade de visto e avanços na negociação da filiação turca ao bloco.

A partir de domingo, os imigrantes que chegarem à Grécia estarão sujeitos a serem mandados de volta à Turquia depois de serem registrados e seus pedidos de asilo serem processados. Uma autoridade turca de alto escalão disse que as devoluções irão começar em 4 de abril e que o reassentamento de refugiados sírios na Europa irá começar simultaneamente.

A UE também concordou em acelerar o desembolso dos 3 bilhões de euros já prometidos em apoio aos refugiados na Turquia e em providenciar outros 3 bilhões de euros até 2018 assim que Ancara elaborar uma lista de projetos que se qualificam para receber assistência do bloco.

Você pode gostar