Exército da Síria retoma ofensiva para recuperar controle de cidade histórica

Combatentes já chegaram aos acessos oeste e sudoeste da cidade de Palmira nesta quinta-feira; Exército entrou em confronto membros do grupo terrorista Estado Islâmico

Por rafael.souza

Beirute - O Exército da Síria chegou aos acessos oeste e sudoeste da cidade histórica de Palmira nesta quinta-feira e voltou a entrar em confronto membros do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que controlam a região desde maio do ano passado.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, os confrontos, interrompidos durante a madrugada, foram retomados na manhã desta quinta-feira em um bairro rural no oeste da cidade.

O EI instalou minas terrestres nas plantações para impedir o avanço das tropas governamentais, que estão recebendo o apoio aéreo de aviões sírios e russos, de acordo com o Observatório.

Na periferia de Palmira, as forças armadas seguem avançando e recuperaram o controle de várias regiões do entorno. Os jihadistas estão pedindo, por meio de alto-falantes, que os moradores deixem a cidade por causa dos confrontos nos arredores.

O EI conquistou Palmira, cujas ruínas são consideradas como Patrimônio Mundial da Unesco, no dia 20 de maio, após uma ofensiva na qual tomou amplas partes do leste da província de Homs.

O grupo terrorista não está incluído no cessar-fogo iniciado na Síria no último dia 27 de fevereiro, um acordo estabelecido pelo governo do presidente Bashar al Assad e a Comissão Suprema para as Negociações, principal aliança de oposição ao regime.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia