Por lucas.cardoso

Nova York - Avaliado como único pré-candidato capaz de superar Donald Trump nas primárias republicanas, o senador pelo Texas Ted Cruz ultrapassou o magnata pela primeira vez em uma pesquisa de âmbito nacional.

Segundo uma sondagem encomendada pela agência Reuters, o ultraconservador Cruz tem 39% das intenções de voto, contra 37% do bilionário. Já o governador de Ohio, John Kasich, tem apenas 23%. O senador vem de uma contundente vitória na primária de Wisconsin, onde obteve 48,2% dos votos, enquanto Trump ficou com 35,1%, e Kasich, com 14,1%.

Com 517 delegados, de acordo com a contagem do jornal "The New York Times", Cruz vem reduzindo a vantagem do magnata, que tem 743, e consolidando o establishment republicano ao seu redor. Para disputar a Casa Branca, o pré-candidato precisa de 1.237 delegados.

Estrela ascendente na política local, apesar de ter a antipatia de parte das lideranças conservadoras, o senador de 45 anos é filho de uma norte-americana com um cubano, mas nasceu no Canadá. Ele é um dos maiores críticos do atual presidente Barack Obama e, em 2013, fez um discurso de mais de 20 horas para tentar obstruir a votação do "Obamacare", a reforma do sistema de saúde promovida pelo mandatário democrata.

Cruz é um dos que defendem a construção de um muro na fronteira com o México e também é contra o aborto, a legalização da maconha, as restrições ao porte de armas e ao acordo nuclear com o Irã. Por trás de sua campanha está o movimento ultraconservador Tea Party, uma ala importante e radical do Partido Republicano.

A próxima prévia da legenda será apenas em 19 de abril, em Nova York, onde Trump possui amplo favoritismo. A primária em um dos estados mais populosos do país será uma prova de fogo para o senador texano, que aparece com apenas 17% na última pesquisa de intenção de voto para a primária nova-iorquina. Por sua vez, o magnata tem 52%, mais que o dobro do segundo colocado John Kasich, com 25%.

Você pode gostar