Partes de avião da EgyptAir são achadas perto da ilha grega de Cárpatos

Ministério da Defesa não soube determinar quem encontrou as partes da aeronave, mas se presume que tenha sido um avião egípcio

Por tabata.uchoa

Atenas - As forças de resgate da Grécia encontraram partes do avião da EgyptAir desaparecido na madrugada desta quinta-feira a cerca de 80 quilômetros ao sudeste da ilha de Cárpatos, confirmou à Agência Efe um porta-voz do Ministério da Defesa do país.

A fonte afirmou que se trata de dois destroços de plástico de cor laranja. Eles foram encontrados na região onde as autoridades tinham lançado uma operação de busca após o desaparecimento do Airbus A320 da companhia egípcia.

Avião da Egyptair desaparece em voo entre Paris e CairoEfe

O porta-voz do Ministério da Defesa consultado pela Efe não soube determinar quem encontrou as partes da aeronave, mas se presume que um avião egípcio tenha avistado os destroços.

O ministro da Defesa da Grécia, Panos Kamenos, tinha afirmado anteriormente em entrevista coletiva que o avião perdeu muita altura pouco depois de deixar o espaço aéreo grego. Antes de desaparecer dos radares, ele teria saído de 37 mil para 15 mil pés.

Ainda segundo o ministro, a aeronave também teria dado dois giros. Primeiro, de 90 graus para a esquerda. Depois, de 360 graus no sentido oposto.

A Aviação Civil da Grécia afirmou que os pilotos do voo MS804 entraram no espaço aéreo do país às 2h24 locais de hoje (21h24 de quarta-feira em Brasília), mantendo contato com a torre de controle de Atenas por 24 minutos.

Durante o diálogo, o controlador que informou sobre o trajeto que o avião deveria tomar dentro do espaço aéreo da Grécia disse que o comandante do voo estava alegre e lhe agradeceu em grego.

Às 3h27 locais de hoje (21h47 de quarta-feira em Brasília), a torre de controle de Atenas tentou fazer novo contato para abordar a saída da aeronave rumo ao espaço aéreo egípcio. Apesar de fazer várias chamadas, o controlador não recebeu resposta. Então, ele disparou o alarme e o avião foi considerado como desaparecido.

Segundo Kamenos, um sinal pedindo resgate chegou dez minutos mais tarde, às 3h37 locais. Quatro minutos depois, um avião C-130 da Força Aérea da Grécia decolou para iniciar a operação de busca.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia