Por rafael.souza

Cabul - Pelo menos 11 membros de uma mesma família, entre eles cinco crianças, morreram e outros três menores ficaram feridos após a explosão de uma mina terrestre durante a passagem do veículo no qual viajavam pela província de Baghlan, no nordeste do Afeganistão, informaram nesta sexta-feira à Agência Efe fontes oficiais.

A explosão, ocorrida no distrito de Baghlan-e-Markazi na tarde de ontem, acabou com a vida de duas mulheres e quatro homens, além dos cinco menores, disse o porta-voz da Polícia provincial, Jawad Basharat. "Três crianças ficaram também feridos no incidente e foram imediatamente transferidos a um hospital", detalhou a fonte.

Os menores se encontram sob tratamento médico, mas estão fora de perigo, apontaram à Agência Efe desde o departamento provincial de Saúde Pública.

Nenhum grupo insurgente reivindicou a autoria da ação, apesar dos talibãs, o principal grupo armado irregular do país, não costumarem reivindicar as mortes de civis.

Os atentados suicidas são, junto aos artefatos explosivos improvisados (IED, em inglês) e minas, os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, embora na prática causem um elevado número de vítimas civis.

As crianças supuseram quase um terço das vítimas civis do conflito afegão no primeiro trimestre do ano, período no qual morreram 600 civis e 1.343 ficaram feridos, segundo dados da Missão das Nações Unidas para o Afeganistão (Unama).

Você pode gostar