Japão - O menino japonês Yamato Tanooka, de sete anos, foi encontrado na noite deesta quinta-feira, após ficar quase seis dias desaparecido, em um incidente que gerou comoção internacional, pois os pais da criança tinham-na abandonado em uma floresta da ilha de Hokkaido para castigá-la. O local é conhecido pela presença de ursos.
A criança foi localizada por um policial na noite de quinta-feira, em uma área que faz parte de um campo de treinamento militar e a cerca de cinco quilômetros de onde foi abandonado.

Leia: Criança some após pais a deixarem de castigo em floresta povoada por ursos
O porta-voz da Força de Auto-Defesa do Japão, Manabu Takehara, disse que a criança aparentava estar bem de saúde e sem ferimentos graves, mas mesmo assim foi levada para um hospital de helicóptero.
Ele estava com muita fome e pediu comida assim que foi encontrado. De acordo com a polícia, a criança sobreviveu apenas bebendo água. Yamato Tanooka foi abandonado por seus pais no último sábado, em uma estrada, como forma de punição.
O pai e a mãe da criança contaram que o fizeram sair do carro em uma rota montanhosa, irritados com seu mau comportamento, mas que a intenção era voltar rapidamente. As autoridades japonesas deslocaram cerca de 70 policiais e 120 bombeiros para as operações de busca. Em entrevista coletiva, Takayuki Tanooka pediu desculpas por ter deixado o filho na floresta como forma de punição.