Por clarissa.sardenberg

Indonésia - Prepare-se para "viajar" em uma história do escritor inglês J.R.R. Tolkien: Cientistas encontraram em uma ilha da Indonésia restos mortais de um ancestral humano de 700 mil anos, que é "parente" de uma espécie apelidada como a famosa criaturinha hobbit. Uma análise da Universidade de Wollongong, da Austrália, determinou que os hominídeos mediam cerca de um metro de altura.

Veja fotos: Descoberta ossada de 'parente dos hobbits'

Descoberta mostra que o Homo floresiensis não era deficiente e habitou a Terra antes do Homo sapiensDivulgação

“Essa descoberta tem consequências importantes em nosso entendimento dos primórdios do ser humano e de sua evolução. Também elimina de uma vez por toda a suposição de que o Homo floresiensis era uma anormalidade do Homo sapiens”, disse o chefe do departamento de pesquisa ao site Science Alert.

Segundo pesquisadores, ainda não é possível determinar se esta é uma nova espécie ou se a ossada é o resto mortal de um hominídeo da Homo floresiensis, de mesmas características, porém com datação de cerca de 15 mil anos — mais de 600 mil após o "hobbit" passar por aqui.

Fotos da descoberta do hominídeo que pode ser parente do Homo floresiensis%2C espécie apelidada como a famosa criaturinha hobbit por sua baixa estaturaFoto%3A EFE

Alguns cientistas costumavam defender que o Homo florensis era um homem moderno com deficiências, mas a descoberta do maxilar com seis dentes, descartou a possibilidade, mostrando que habitaram a Terra muito antes do Homo sapiens.

O mistério dos "hobbits da vida real" está mais perto do que nunca de ser desvendado, de acordo com o professor. A pesquisa foca cada vez mais em qual forma esses seres se relacionam ao homem moderno e tem previsão de conclusão em 2017.

Você pode gostar