Por clarissa.sardenberg

Cidade do Vaticano - O papa Francisco voltou a afirmar nesta terça-feira, dia 21, que a pena de morte é "inadmissível", por mais grave que seja o crime que a pessoa tenha cometido. "É uma ofensa à inviolabilidade da vida e à dignidade da pessoa humana que contradiz o desígnio de Deus sobre o homem e a sociedade e sobre a justiça misericordiosa", acrescentou. A mensagem foi divulgada em vídeo durante a realização do VI Congresso Mundial contra a Pena de Morte, que acontece em Oslo, na Noruega.

Papa Francisco chamou de ofensa punir alguém com morteBenhur Arcayan/Malacañang Photo Bureau/Fotos Públicas

Ainda segundo o líder religioso, com a pena de morte "não se faz justiça às vítimas, mas se fomenta a vingança". Francisco concluiu dizendo que o mandamento "não matarás" é válido tanto para os inocentes como para os culpados.

Desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, em março de 2013, o papa Francisco tem feito críticas à maneira como alguns Estados violam os direitos ao aplicar sentenças de morte.

Em 2015, Francisco fez um discurso inédito ao Congresso dos EUA, como o primeiro líder da Igreja Católica a tomar a palavra no plenário, e pediu a abolição da pena de morte no país.

Você pode gostar