Por clarissa.sardenberg

Arábia Saudita - Autoridades muçulmanas condenaram o atentado que aconteceu Mesquita do Profeta na cidade sagrada saudita de Medina nesta segunda-feira, a poucos dias do fim do Ramadã, o mês de jejum dos muçulmanos. O atentado de Medina, a segunda cidade sagrada do Islã, depois de Meca, ocorreu durante as orações do entardecer na Mesquita do Profeta, onde Maomé está enterrado.

Atentados na cidade saudita sagrada de Medina revoltaram muçulmanos EFE

Os seguranças suspeitaram de um homem que estava no estacionamento. Ao ver a aproximação dos agentes de segurança, ele detonou os explosivos que estavam no cinturão. Os ataques não foram reivindicados, mas as suspeitas apontam para o grupo extremista Estado Islâmico (EI), que encorajou seus seguidores a lançar atentados durante o Ramadã. Nas últimas semanas, o grupo extremista reivindicou ou teve atribuídos massacres em Orlando, Istambul, Daca e Bagdá.

Maomé passou os 10 últimos anos de sua vida em Medina, onde morreu no ano 632. A escolha da cidade como alvo provocou uma profunda indignação entre autoridades sunitas e xiitas, e também no Irã, o grande rival regional da Arábia Saudita.

A Al-Azhar, principal autoridade do Islã sunita, com sede no Cairo, condenou o atentado, e destacou "a santidade das casas de Deus, em particular a Mesquita do Profeta". "Este crime, que deixa as pessoas de cabelo em pé, não pode ter sido lançado por alguém que tenha um átomo de fé no coração", disse Abdullah al Sheikh, chefe do principal órgão assessor da monarquia saudita.

Mesmo o governo do Irã, que mantém uma forte rivalidade com Riad manifestada nas guerras de Síria e Iêmen, também condenou o ataque. "Os terroristas já não têm limites. Os sunitas e os xiitas continuarão sendo vítimas a menos que permaneçam unidos", comentou no Twitter o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif.

O movimento xiita libanês Hezbollah encarou no atentado de Medina "um novo sinal de desprezo dos terroristas por tudo que os muçulmanos consideram sagrado".

No Iraque, o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Ahmed Jamal, estimou que os atentados da Arábia Saudita "deixam em evidência a ideologia desviada" defendida por organizações como o Estado Islâmico.

Suicida detona explosivos na Arábia Saudita 

"O terrorismo não faz distinções entre as religiões, os povos e os valores sagrados", declarou o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, cujo país sofreu muitos atentados no último ano.

Onda de atentados

Nesta segunda-feira ocorreram outros dois atentados suicidas em diferentes regiões do reino. Em Qatif (leste), uma cidade majoritariamente xiita, um suicida detonou seus explosivos diante de uma mesquita, sem deixar vítimas, informaram testemunhas à AFP.

Antes, ao amanhecer houve um primeiro ataque diante do consulado americano na cidade de Jidá, às margens do Mar Vermelho, no 4 de julho, data em que os norte-americanos festejam a independência.

De acordo com o ministério do Interior, dois agentes de vigilância suspeitaram de um indivíduo que estava em um carro no estacionamento do hospital Suleiman Faqeeh, diante do consulado americano, país que na segunda-feira celebrava o aniversário de sua independência.

Quando os agentes se aproximaram, "o homem detonou o cinturão de explosivos dentro do estacionamento", indicou o comunicado. Os dois guardas ficaram levemente feridos.

Você pode gostar