Por thiago.antunes

Washington - Os cientistas da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa, na sigla em inglês) conseguiram recuperar na noite de domingo uma sonda de investigação solar que estava ‘perdida’ há quase dois anos. A sonda Stereo-B, projetada para trabalhar em conjunto com outra similar realizando observações do Sol, deixou de se comunicar com a Terra no dia 1º de outubro de 2014.

Durante 22 meses, a equipe responsável pela missão mandou sinais a esmo. O contato foi restabelecido pelo observatório Deep Space Network. Segundo a Nasa, a prioridade é “ampliar o processo de recuperação para avaliar a saúde da sonda, reassumir o controle e avaliar todos os instrumentos”.

Imagem de simulação da Nasa mostra a Stereo-B orbitando o SolReprodução

A comunicação com a sonda espacial se perdeu após reiniciar os sistemas da nave para preparar uma das fases mais delicadas da missão, quando o equipamento ficava oculto pelo Sol. O reinício dos sistemas não ocorreu de maneira adequada, e a Nasa não soube mais dela.

Os cientistas tinham ainda mais dificuldade para localizar a sonda porque não sabiam em que parte da órbita ela estava. Alguns pesquisadores consideravam que uma falha em um dos sistemas que detectam a velocidade levou o equipamento a se movimentar fora de controle.

As duas sondas Stereo,lançadas em 2006 em direções opostas, foram pensadas para realizar uma missão de dois anos para observar a atividade do Sol a partir da face que não pode ser observada da Terra. Foram fundamentais para estudar as tempestades solares.

Você pode gostar