Por thiago.antunes

Moscou - Um blogueiro russo foi preso após postar vídeo em que caça pokémons numa igreja. O caso deu tanta repercussão nas redes sociais, com a hashtag #FreeSokolovsky, que até a Anistia Internacional saiu em defesa do 'treinador' incauto. A entidade pediu a libertação imediata do jovem.

Ruslan Sokolovsky, 21 anos, foi condenado a dois meses de prisão administrativa no sábado. Ele protagonizou vídeo no YouTube jogando dentro de uma das principais catedrais de Moscou. O jovem foi detido por "impedir o exercício do direito à liberdade de consciência e religião e instigar ao ódio", com base em lei promulgada após o caso da banda Pussy Riot, em 2012.

Ruslan alimenta um canal no YouTube em que brinca com a igrejaReprodução Youtube

A nota da Anistia reconhece que Sokolovsky foi à igreja em 11 de agosto mesmo depois de a TV pública advertir em julho sobre a prática de caçar pokémons em templos religiosos. Segundo a lei, o jovem poderia ser condenado a cinco anos de prisão, já que os investigadores disseram ter encontrado em sua casa provas de ataques à liberdade religiosa.

"Esse absurdo caso evidencia o que acontece quando as autoridades têm tão pouco respeito pela liberdade de expressão", afirma o organismo.

A Igreja Ortodoxa Russa apoiou a detenção, mas a vinculou não à caça dos monstrinhos, e sim às atividades do blogueiro. O chefe da comissão de Assuntos Religiosos da Câmara dos Deputados, Jaroslav Nilov, tachou a detenção de desnecessária e considerou que caçar pokémons na igreja não pode ser considerado blasfêmia.

Você pode gostar