Por thiago.antunes

Porto Príncipe - A ONU pediu, nesta segunda-feira de forma urgente à comunidade de doadores US$ 119 milhões para o auxílio imediato a 750 mil pessoas que foram gravemente afetadas no sudoeste do Haiti após a passagem do Furacão Matthew. Seis dias depois da calamidade, a população afetada necessita de alimentos, água potável e cobertores, depois do dano causado pelos ventos que alcançaram 235 km/h e pelas posteriores inundações.

No total, 1,4 milhão de haitianos necessitam de algum tipo de assistência, embora os que precisam de ajuda imediata são um pouco mais da metade, precisou o Escritório de Ajuda Humanitária da ONU. Cerca de 70% da população nas zonas onde os danos foram mais graves já se encontrava em situação de pobreza, e só 24% viviam em áreas urbanas.

“O Furacão Matthew resultou na maior crise humanitária no Haiti desde o terremoto de 2010 e ocorreu quando o país afrontava um crescente número de casos de cólera, assim como insegurança alimentar e desnutrição”, disse a ONU ao descrever a situação atual.

O desastre deixou mil mortos e mais de 61 mil pessoas permanecem fora de suas casas.
Já nos Estados Unidos, Pelo menos dez pessoas morreram devido às inundações na Carolina do Norte provocadas pela passagem de Matthew, que deixou 20 mortos desde sua chegada na quinta-feira à costa sudeste.

E pode vir mais chuva. A tempestade tropical Nicole recuperou força e pode voltar a ser furacão de categoria 1. A sexta tormenta da temporada se encontra a 810 quilômetros ao sul das Bermudas, segundo indicaram meteorologistas em boletim recente. 

Você pode gostar