Por thiago.antunes
Viena - A comissão de Interior do Parlamento da Áustria aprovou nesta quarta-feira a desapropriação da casa onde nasceu o ditador nazista Adolf Hitler (1889- 1945), na cidade de Braunau am Inn. A proprietária tinha se negado durante anos a vender o imóvel.
O Estado austríaco aluga as dependências há anos porque o governo quer evitar que o lugar se torne santuário de neonazistas. O ministro do Interior da Áustria, Wolfgang Sobotka, planeja lançar um concurso de arquitetura para reformar o imóvel, de modo que não seja possível reconhecê-lo.
Publicidade
Em outubro, Sobotka anunciara que a casa seria demolida. A desapropriação põe fim a longa batalha jurídica com a proprietária, que será indenizada pelo Estado. Em 1938, após a anexação da Áustria pela Alemanha, os nazistas compraram a casa e a transformaram em um centro cultural. Depois da guerra, o imóvel foi readquirido pela família dos proprietários, que permitiram a instalação de uma biblioteca.
No imóvel funcionaram uma escola, um banco, um instituto técnico e até 2001 um lar para jovens incapacitados. Desde então, a casa estava vazia e as autoridades pagavam à dona 4.700 euros mensais de aluguel para evitar o uso não desejado.