Por caio.belandi
Filipinas - Mais de uma centena de prisioneiros, entre eles importantes membros de um grupo jihadista, escaparam, nesta quarta-feira, de uma prisão no sul das Filipinas após um ataque armado contra as instalações penitenciárias.
Os atacantes invadiram pouco depois da meia-noite a prisão provincial de Cotabato Norte, no sul da ilha de Mindanao, e provocaram um tiroteio de uma hora com os guardas de seguranças, um dos quais foi morto e um preso ficou ferido, segundo informações do jornal local "Philstar".
Policiais procuram pistas após fuga em massa em prisão nas FilipinasAP

A fonte afirma que o ataque permitiu a fuga de 158 presos dos cerca de 400 que cumprem pena no local, enquanto outros veículos de imprensa filipinos afirmam que o número de fugitivos são 130.

Publicidade
Entre eles se encontrariam importantes membros dos Combatentes da Liberdade Islâmica Bangsamoro (BIFF), um dos grupos jihadistas que atuam na região de Mindanao, onde reside a maioria da população muçulmana do país.
O ataque foi "um resgate planejado de certos prisioneiros", disse aos veículos de imprensa, o diretor da prisão, Peter Bungat, após assegurar que houve um corte de energia elétrica antes da ação.
Publicidade
A polícia não confirmou a identidade dos atacantes, enquanto a investigação centra as suspeitas no BIFF, que negou a participação no fato através de uma entrevista de seu porta-voz, Abu Misry Mama, a uma emissora da cidade de Cotabato.