Partidos escolhem representantes para eleições na França
Socialistas e conservadores vão às urnas
Por tabata.uchoa
França - Um novo capítulo foi aberto na disputada eleição presidencial da França neste domingo, quando socialistas votam para escolher seu representante e conservadores lutam para manter no caminho certo sua campanha afetada por escândalos. As urnas abriram às 6h (horário de Brasília) na disputa primária que coloca o ex-primeiro ministro Manuel Valls contra o legislador esquerdista mais rígido Benoit Hamon pela chapa socialista.
François Fillon — escolhido como candidato conservador ano passado pelo seu partido Republicano, mas afetado pela acusação de um jornal de que sua mulher foi paga por um trabalho não executado — fez um comício nos arredores de Paris.
Hamon é favorito para vencer Valls na primária socialista, apesar de o resultado ainda ser incerto porque qualquer eleitor pode participar.
Até o surgimento da questão envolvendo pagamentos a sua esposa, Fillon era favorito. Pesquisas de opinião mostravam que ele derrotaria a líder da Frente Nacional, de extrema direita, Marine Le Pen, na votação em 7 de maio com confortável vantagem de dois terços. Desde então as pesquisas de popularidade mostraram ligeira queda dele.