Por rodrigo.sampaio

Peru - Cerca de 2 mil corpos do cemitério de Mampuesto, na cidade peruana de Trujillo, foram arrastados pelos deslizamentos que castigaram a cidade na semana passada, informaram as autoridades regionais.

"Calcula-se que no local estavam enterrados pouco mas de 6 mil mortos. Após os deslizamentos, teriam ficado 4 mil", declarou o prefeito do distrito de El Porvenir, Paul Rodríguez, ao jornal El Comercio.

O prefeito estimou que a enchente na represa de San Ildefonso, que provocou nove deslizamentos, passou pelo cemitério e arrastou cerca de 2 mil corpos, uma vez que algumas ossadas foram encontradas no centro da cidade de Trujillo.

Corpos do cemitério de Mampuesto foram arrastados após fortes chuvas que atingiram a cidade de Trujillo%2C no Peru. Reprodução Facebook

O governador regional, Luis Valdez, anunciou que os restos que permanecem no local serão realocados no cemitério Jardins da Paz, enquanto o prefeito acrescentou que suspenderá a licença de funcionamento do recinto de Mampuesto.

Rodríguez ressaltou que é necessário fazer uma limpeza no terreno porque a população está exposta a contrair doenças.

País sofre com inundações

As fortes chuvas e inundações já deixaram 13 mortos na região de La Libertad, cuja capital é Trujillo, além de 7.744 afetados e 1.344 casas destruídas, enquanto as vítimas em nível nacional chegam a 97 e os afetados a 124.161. 

O ministro da Defesa perua, Jorge Nieto, entregou um relatório no qual apontava que mais de 740 mil pessoas já foram afetadas pelo fenômeno 'El Niño costeiro'. De acordo com dados do Centro de Operações de Emergência Nacional (COEN) citados por Nieto, as intensas chuvas e transbordamentos de rios deixaram 14.301 casas e 40 escolas destruídas.

Em declarações a "RPP Noticias", Nieto disse que "os voos civis não foram suspensos" para poder tirar a população das zonas afetadas em aeronaves da Força Aérea. No entanto, indicou que parte dos voos tem que ser utilizados para transportar produtos agrícolas, a pedido dos governadores, perante o desabastecimento provocado pela emergência climática.

Você pode gostar