Por rodrigo.sampaio

Alemanha - Uma organização de controle de direitos autorais da Alemanha (GEMA) concedeu às escolas da cidade de Clausthal-Zellerfeld o direito de usar o hit "Stayin' Alive", do grupo Bee Gees, de forma gratuita com o intuito de auxiliar as crianças em aulas de procedimentos básicos de primeiros-socorros. A organização espera que a medida seja válida para todas as escolas do país.

Segundo a BBC, uma carta enviada à Comissão de Saúde pela GEMA especificou que uma aula para até 30 alunos não conta como performance pública, logo, a instituição que usar a canção não deverá pagar royalties. A medida se aplica apenas para aulas de primeiros-socorros. 

A Fundação Britânica do Coração (British Heart Foundation) afirma que o auxílio de 'Stayin' Alive' durante o método de ressuscitação conhecido como 'massagem cardíaca' pode ajudar a fazer o procedimento de forma adequada e, consequentemente, salvar vidas. Com ritmo entre 100 e 120 batidas por minuto, a instituição também afirma que a música "Highway to Hell", do grupo de rock australiano AC/DC, também é eficaz, porém, o seu título macabro ('Estrada para o Inferno' em português) não é adequado a situação.

Em 2012, a fundação divulgou um vídeo com o ator britânico Vinnie Jones demonstrando como utilizar o método junto a música em uma pessoa que acabara de sofrer um ataque do coração.

Em um episódio lançado em 2009, a série americana 'The Office' satirizou o uso da canção durante o procedimento.

Você pode gostar