Por rodrigo.sampaio

Reino Unido - O Partido Conservador do Reino Unido perdeu assentos nas eleições gerais realizadas na quinta-feira, e, com isso, também deu adeus à maioria absoluta no Parlamento, apesar de permanecer com o maior número de parlamentares (306, na apuração feita por volta das 2h15 desta sexta-feira).

Intenção de Theresa May ao antecipar votações era aumentar bancada conservadora para apoio ao 'Brexit'Efe

O Partido Trabalhista, por sua vez, conquistou novos assentos e havia alcançado 257 representantes na Câmara dos Comuns no horário acima. O resultado já pode ser considerado uma derrota da primeira-ministra Theresa May, que antecipou as eleições gerais com o intuito de ampliar sua bancada e conseguir mais apoio para a negociar a saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit. Agora, o Partido Conservador deve formar um governo de coalizão, ou seja, aliando-se a algum dos partidos menores para alcançar a maioria na Câmara.

Premiê diz que não vai renunciar

Apesar de ter perdido a maioria nas eleições parlamentares do Reino Unido, a primeira-ministra Theresa May não está considerando renunciar ao cargo, informa a mídia britânica.

O futuro de May como líder do Partido Conservador começa a ser questionado por seus pares após uma inesperada derrota. Ainda assim, o colunista político da ITV News Robert Peston destaca, com fontes da agremiação, de que a premiê tentará formar um novo governo e que ela já estaria negociando uma solução parlamentar

De acordo com o jornal Independent, May estaria negociando uma aliança com o Partido Unionista Democrático, da Irlanda do Norte, que conquistou até o momento 10 assentos.

A premiê convocou eleições com o objetivo de ampliar a sua maioria no parlamento. No entanto, o partido dela conquistou, até o momento, 318 assentos, abaixo dos 326 necessários para formação de governo. De acordo com o jornal Financial Times, faltam apenas duas cadeiras para encerrar a apuração.

Theresa May deve fazer um discurso até o final da manhã para comentar os resultados.

UE pede que Reino Unido inicie negociações sobre "Brexit" o quanto antes

Autoridades europeias demonstraram preocupação com o eventual impacto do resultado da eleição geral do Reino Unido nas negociações sobre o "Brexit" - como é conhecido o processo para a retirada do país da União Europeia -, e pediram que as conversas tenham início o quanto antes.

O Reino Unido notificou oficialmente sua intenção de deixar a UE em março, dando início ao processo de dois anos para o rompimento com o bloco. Recentemente, Barnier tem defendido que esse tempo é curto para negociar os termos da separação e as condições das futuras relações entre Reino Unido e UE.

Você pode gostar