Por gabriela.mattos

Rio - “Ahh-ohh-Mmmmm”. A longa e calma exaltação pronunciada antes e depois da prática de yoga, simbolizando a vibração do universo e refletindo efeitos terapêuticos, benéficos para o corpo e a mente, tem ecoado com mais frequência em locais privados e públicos do Rio de Janeiro. A procura pela técnica milenar, originada na Índia, é, principalmente, por conta dos benefícios para o corpo e para a mente, com a promessa de atenuar a tensão e o estresse do cotidiano. Mas a atividade pode ir muito mais além disso. Praticantes comprovam que, além da correção na postura e melhoria na respiração, o yoga garante até um melhor desempenho sexual.

Leilane Lobo%2C do Desafio Yoga%2C afirma que a atividade melhora o desempenho sexualDivulgação / Desafio Yoga

A instrutora Leilane Lobo, criadora do projeto online Desafio Yoga (www.desafioyoga.com.br ), explica que praticar que praticar yoga por pelo menos 20 minutos a cada 24h, pode contribuir para um melhor desempenho na vida sexual. “Através da terapia hormonal, o yoga também ajuda os jovens que sofrem com TPM, cólicas menstruais, e ovário policístico, a terem uma vida melhor. Sem contar resultados positivos em 85% dos casos de infertilidade”, comenta Leilane.

Quem pratica yoga tem razões de sobra para justificar o encantamento. Além de aliviar a tensão, as posições, sempre orientadas por profissionais, melhoram a postura e ajudam no domínio sobre a respiração, conquistando aos poucos a serenidade e o equilíbrio mental e corporal do indivíduo. “Minha vida espiritual e corporal hoje é regida pela yoga”, exaltou a secretária Marilena Pires, 29 anos. “Metido até dentro de ônibus”, revelou a publicitária Sofia Belo, 23, adepta também à Meditação da Lua Cheia, outra vertente de concentração que vem crescendo no país.

De acordo com a instrutora Roseli Figueiredo, 53 anos, do Instituto Bem Viver, o yoga é um santo remédio contra diversos males. “A prática ajuda no combate a ansiedade, depressão, obesidade, alcoolismo, e uma infinidade de outras doenças. Como terapia em saúde mental, tem substituído até medicamentos fortes”, diz Roseli, que ministra aulões no projeto Ruas de Lazer, em Volta Redonda, no Sul do estado, onde centenas de pessoas participam de atividades em praças públicas. Aulões desse tipo têm se tornado comum também em praias, montanhas, clubes, e áreas verdes em geral, pelo interior do estado.

Aulões de yoga fazem parte do projeto Ruas de Lazer%2C da Prefeitura de Volta Redonda%2C e reúnem dezenas de adeptosGabriel Borges / PMVR

Eventos na Internet

Um dos fatores para tornar o yoga ainda mais popular em terras fluminenses é a internet. Pelas redes sociais, adeptos organizam eventos gratuitos com frequência ao ar livre. Em homenagem ao Dia dos pais, Pedro Faillace Salazar, de 29 anos, um dos professores de yoga mais conceituados do Rio, do Espaço Mova (www.espacomova.com), na Glória, atesta que diversos estúdios, de variados estilos e escolas de yoga, estão em franca expansão.

“Na contramão da crise econômica, novos centros de Yoga estão sendo abertos. Com as mudanças no transporte urbano da cidade após as Olimpíadas, ir à um bom lugar para estudar e praticar Yoga ficou mais prático e rápido. Como dizia o mestre Bellur Yengar, o yoga ensina a curar aquilo que não precisa ser suportado e a suportar aquilo que não pode ser curado. Por isso essa filosofia atrai tantos interessados”, afirmou Pedro, que neste domingo ministrou aulão em homenagem ao Dia dos Pais, na Praça Paris. Lá, ele realiza aulões todo segundo domingo do mês.

O professor Pedro Salazar reúne adeptos na Praça Paris%2C todo segundo domingo do mês%2C de 10h às 11hDivulgação / www.espaçomova.com

Em novembro, Pedro será o único professor brasileiro a ministrar workshops na Índia, no Festival Internacional de Yoga. Ele está organizando a “Viagem de Estudos e Peregrinação à Índia 2017’, pela qual um grupo de brasileiros vai conhecer os lugares tidos como sagrados do yoga. Informações podem ser obtidas pelos site www.yogapoint.com/yoga- festival.

“A ciência já confirmou o que os antigos mestres pregavam: que o segredo da boa saúde é a prevenção. Seja qual for o perfil do praticante, empresário, engenheiro, funcionário público, aposentado ou enfermo, todos lidam com o estresse no dia-a-dia, e a prática do yoga é o antídoto natural milenar para o homem moderno”, garante Pedro.

Pelo Facebook, diversos eventos de yoga são publicados semanalmente. Um deles, o Yoga de Rua, que é destinado principalmente a moradores de rua, é realizado, das 10h às 11h30, três vezes por semana: segunda-feira, no Aterro do Flamengo; quarta, no Parque Guinle, e quinta, na Praça Paris.

Você pode gostar