Rio - A Coca-Cola lançou um desafio que pode motivar muitos pesquisadores e curiosos ao redor do mundo: encontrar algo que possa substituir o açúcar de suas bebidas. Para gerar interesse, a gigante dos refrigerantes dará o prêmio de US$ 1 milhão (cerca de R$ 3,2 milhões), para quem achar uma solução para a mudança do composto.
Em comunicado, a companhia do refrigerante de cola explica que é necessário encontrar um "composto de origem natural, seguro, com baixa ou sem calorias que tenha gosto de açúcar quando usado em bebidas e alimentos".
Com o recente lançamento da versão Stevia, fica claro a pretensão da Coca-Cola em recorrer a concurso público para solucionar o problema do açúcar: trazer o público de volta para os refrigerantes.
Números
De acordo com último balanço da empresa, divulgado em julho, houve uma queda de 60% nos seus rendimentos no segundo trimestre. Segundo o site Quartz, os americanos bebem hoje 19 % menos refrigerantes do que há 15 anos. O reflexo disso está na queda de lucro do mercado do país que inclui a Coca-Cola
O volume de negócios no trimestre foi de 9,7 bilhões de dólares, queda de 16% em relação ao ano passado, mas superior aos 9,65 bilhões estimados por especialistas.