Por lucas.cardoso

Bagdá - As forças iraquianas lançaram na noite deste sábado uma ofensiva para recuperar o controle de Tal Afar, último reduto do grupo Estado Islâmico (EI) na província setentrional de Nínive (sul), anunciou o premiê iraquiano, Haider al-Abadi.

Em declaração a TV, Abadi, vestindo uniforme militar, anunciou o começo da operação de libertação de Tal Afar. "Aos homens do EI, digo que não lhes resta outra alternativa mais que a rendição ou a morte", acrescentou. Abadi

Tal Afar fica 70 km a oeste de Mossul, a segunda cidade do Iraque, de onde as forças do governo, apoiadas pelos Estados Unidos expulsaram os jihadistas no começo de janeiro, ao final de uma ofensiva de vários meses.

Tomada pelo EI em 2014, atualmente, a área é um dos últimos redutos do grupo no norte do Iraque, na fronteira com a Síria.

Abadi informou que além das diferentes unidades do Exército, da Polícia federal e local, e das unidades antiterroristas, também vai participar das operações as Hachd Al Shaabi, as "unidades de mobilização popular", uma organização paramilitar dominada por milícias xiitas apoiadas pelo Irã, que já participou de outras batalhas de retomada de cidades iraquianas.

Você pode gostar