Por luana.benedito

São Paulo - Um novo vírus tem afetado usuários do Messenger - aplicativo de mensagens do Facebook - na América Latina. De acordo com a Kaspersky Lab, pesquisadores descobriram que as novas pragas analisam o navegador, sistema operacional e informações pessoais dos internautas. 

Vírus analisa o navegador e informações pessoais dos internautasDivulgação

Segundo a empresa de tecnologia, o vírus é distribuído por meio de uma suposta mensagem de um dos amigos do usuário da rede social, enganando-a para clicar em um link que leva a um Google Doc. Ao abrir o documento, ele leva a uma foto do perfil do Facebook da vítima e cria uma página de destino que parece ser um vídeo.

No entanto, quando o usuário tenta reproduzir o vídeo, o malware redireciona para um conjunto de sites que analisam o navegador, o sistema operacional e outras informações pessoais do usuário.

Link redireciona para página que pede atualização do FlashDivulgação

Os analistas também detectaram que o vírus redireciona o usuário para diferentes endereços da web de acordo com o navegador utilizado. O uso do Firefox leva o usuário a uma atualização falsa do Flash.

Já ao usar o Chrome, por exemplo, o usuário é redirecionado para um site espelho do YouTube, que exibe uma falsa mensagem de erro que tenta enganar o usuário. Ao usar o Safari, algo muito parecido acontece com o Firefox, já que aparece uma falsa atualização do Flash Media Player que instala um arquivo executável .dmg no Mac, se clicado.

Os primeiros casos deste vírus foram observados no início de agosto, e os ataques foram direcionados aos usuários na Rússia e na América Latina, principalmente de países como Brasil, Equador, Peru e México.

A empresa recomenda ao internauta estar sempre em alerta e não clicar em links suspeitos. Além disso, é necessário instalar uma solução de segurança confiável e execute uma verificação do sistema regularmente para verificar possíveis infecções.

Você pode gostar