Por marlos.mendes

Londres - nRansom é o nome do novo vírus que está infectando computadores ao redor do mundo. Pelo menos no nome ele parece ser apenas mais um programa do tipo ransomware, em que hackers “sequestram” arquivos e só liberam acesso mediante pagament

De acordo com a BBC, diferentemente de outros ataques, a “moeda” do nRansom é, na verdade, fotos em que o usuário aparece sem roupa, ou seja, nudes. Além disso, esse vírus só bloqueia o acesso do usuário ao computador, enquanto os outros cifram os arquivos.

Novo vírus exige 'nudes' como pagamento Free Images

Uma vez  infiltrado, o programa mostra a seguinte mensagem, que tem como pano de fundo imagens adulteradas do desenho Thomas e Seus Amigos:

"Seu computador foi bloqueado e só pode ser desbloqueado com um código especial".

A partir dai, é oferecido um endereço de e-mail para contato e a informação que o “preço” para o envio do código que libera o acesso ao computador novamente é um lote de dez nudes.

De acordo como o especialista da empresa de segurança cibernética Kaspersky Lab, John Snow, os hackers podem usar as imagens íntimas para extorquir os usuários, "possivelmente pedindo mais fotos ou dinheiro”, e ainda recomenda que, caso a pessoa seja infectada, não realize o pagamento do resgate. Isso porque não há qualquer garantia de que os hackers cumprirão sua parte do trato.

Para se prevenir contra esse novo vírus é importante a instalação de um antivirus que detecte o ransomware em questão - no caso, o arquivo "nransom.exe", com o antivirus da Kaspersky. Caso a contaminação ocorra, é possível desbloquear o computador pressionando simultaneamente as teclas Ctrl+Alt+Shift+F4 e executando uma análise do sistema.

Você pode gostar