Por thiago.antunes

Paris - Não é só aqui no Brasil que a arte vem causando polêmica. Uma escultura gigante que pode ser interpretada como um casal em pleno ato sexual está dando o que falar em Paris, onde o Centro Pompidou decidiu exibi-la esta semana, depois que o Museu do Louvre a recusou. A obra, intitulada 'Domestikator', do artista holandês Joep van Lieshout, seria inicialmente exibida nos elegantes Jardins Tuileries, em frente ao Louvre, com motivo da Feira Internacional de Arte Contemporânea, mas o museu mais visitado do mundo a vetou.

'Domestikator' tem 12 metros de altura e lembra peças de LegoAFP

A imensa escultura de 12 metros de altura é formada por pequenos blocos, o que lembra uma construção de peças de Lego. Seu formato faz alusão a um homem de pé com seus braços colocados sobre o que poderia ser o quadril de seu parceiro ou um animal de quatro patas.

O presidente do Louvre, Jean-Luc Martinez, argumentou que os comentários que circulavam na internet a respeito da obra eram "muito brutais" e que esta "corria o risco de ser mal recebida pelo público tradicional do Jardim Tuileries". Em contraponto, "a obra é uma magnífica utopia em sintonia com o espaço público", considerou, por sua vez, Bernard Blistene, diretor do Museu Nacional de Arte Moderna do Centro Pompidou.

Van Lieshout parabenizou o Pompidou por "enxergar além das interpretações sensacionalistas da obra", que remete à forma "como os seres humanos utilizam a tecnologia", em um processo no qual "domesticam" o mundo, de acordo com uma explicação em seu site. "Te faz sorrir. É divertida, eu gosto", disse Sylvain Tailaon, uma turista canadense, em frente à escultura.

Com Agência France-Presse

Você pode gostar