Por karilayn.areias

Roma - Um imenso parque temático destinado a celebrar a cultura gastronômica italiana, da fazenda ao prato, será inaugurado quarta-feira em Bolonha, com a ambição de atrair seis milhões de visitantes por ano. Considerado a "Disneyland dos gourmets", o espaço foi concebido por Oscar Farinetti, fundador do Eataly, um dos conceitos gastronômicos mais bem-sucedidos do mundo na última década, que, com produtos de luxo, conquistou as papilas gustativas de clientes de Nova York, Dubai, China e São Paulo.

Doces nas cores da bandeira italiana dão água na boca! E são uma fração do mundo de gostosuras AFP/Vincenzo PINTO

Distribuído em dez hectares, o parque, que tem um centro de conferências, quer se tornar uma atração turística e será gerenciado pela Eataly juntamente com o grupo de distribuição italiano Coop.

Financiado por um consórcio de investidores privados e autoridades de Bolonha, Fico, como o parque será chamado, é o acrônimo de Fabbrica Italiana Contadina (Fábrica Camponesa Italiana). Mas também é o nome italiano do fruto da figueira e um termo familiar para dizer "excelente".

Este jogo de palavras faz parte da visão de Farinetti, que imaginou o parque como um lugar onde o visitante pode se divertir com workshops sobre temas específicos que vão desde a fotografia de alimentos até a fabricação de gelo, juntamente com cursos sobre caça a trufas. Um quinto do parque, localizado em um antigo mercado de Bolonha, é ao ar livre, onde vivem 200 animais e 2.000 espécies de plantas.

Mais de 40 restaurantes e exposições de produtos, incluindo espécies raras de carne e doces de alcaçuz, foram programados.

O empresário aposta na paixão que a gastronomia italiana levanta no mundo, pelo uso de produtos simples e genuínos. "Você compra meio quilo de massa, um pouco de azeite extravirgem e tomates de San Marzano, e pode cozinhar um prato delicioso", explica.

A entrada do Parque FicoAFP/Vincenzo PINTO

"Há uma grande sede de cultura italiana no mundo, e é por isso que apostamos no parque. Quem poderia ter imaginado que a loja Eataly em Nova York iria vender mais do que a Apple Store?", ressalta o sócio Antonio Capaldo.

 

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