Por marlos.mendes

França - Franck, um homem de 33 anos que estava com queimaduras em 95% do seu corpo, foi salvo graças ao transplante de pele de seu irmão gêmeo, uma conquista sem precedentes na história, de acordo com médicos franceses. Até agora no mundo todo, havia sido registrado transplante de pele entre gêmeos de até 68% do corpo.

Irmãos posam lado a lado após série de procedimentos cirúrgicos Reprodução TV / BFM

"É a primeira vez que realizamos um transplante de pele entre gêmeos em 95% do corpo", disse à AFP o médico Maurice Mimoun, diretor da unidade de cirurgia plástica no hospital Saint-Louis de Paris.

A vantagem desta pele transplantada é que nunca será rejeitada pelo corpo e, portanto, não precisa de um tratamento imunossupressor, posto que os gêmeos idênticos têm o mesmo capital genético, segundo os médicos.

Franck foi internado no hospital, em 27 de setembro de 2016, após sofrer um acidente trabalhista. Em seu estado, a chance de sobrevivência era quase nula.

Franck passou por uma dezena de operações antes dos médicos descobrirem que ele tinha um irmão gêmeo homozigoto (do mesmo óvulo). No momento, ele já está em casa, caminhando, e segue um programa de reabilitação em uma clínica. 

Você pode gostar