Por marlos.mendes

Pequim - O general chinês Zhang Yang cometeu suicídio após ser acusado de corrupção, segundo anúncio feito pela agência estatal Xinhua, nesta teça-feira. Outros dirigentes chineses também foram investigados e acusados desde que o presidente Xi Jinping iniciou uma campanha de combate à corrupção há cinco anos.

Yang, membro da Comissão Militar Central, se enforcou em sua residência na última quinta-feira. O general era investigado por "grave violação da disciplina" e estava vinculado a outros militares destituídos por corrupção.

Ao centro, o general chinês Zhang Yang, que cometeu suicídio após ser acusado de corrupçãoAFP

"Na investigação foi descoberto que Zhang Yang violou gravemente a disciplina e a lei. É suspeito de ter recebido subornos e não conseguiu explicar a procedência de bens de grande valor", afirmou a Xinhua. 

O general Zhang era um dos últimos alvos da campanha anticorrupção do presidente Xi, que envolve tanto o governo como o exército. A operação já puniu 1,5 milhão de integrantes do Partido Comunista Chinês desde 2012, tanto a nível local como nacional, segundo números oficiais. 

O general falecido era investigado por supostos vínculos com Guo Boxiong e Xu Caihou, dois ex-militares já punidos por corrupção. 

A Comissão Militar Central, presidida por Xi Jinping, é o órgão político mais importante de supervisão das Forças Armadas chinesas. 

Você pode gostar