Prestes a inaugurar a sua centésima unidade no país, em Vila Valqueire, zona Norte do Rio, a Domino’s Pizza tem planos ambiciosos para o país. A meta é fechar 2014 com 115 unidades. O Brasil aparece como um mercado que ainda tem muito espaço para a rede crescer e chegar as 500 lojas em dez anos.
“É uma estrela na operação global. Apesar de estar entre os cinco países que mais consomem pizza no mundo, a operação local ainda é pequena em número de lojas, em relação a outros países. Para se ter uma noção, ultrapassamos a Guatemala só no ano passado. Temos países com 700, 800 e até cinco mil lojas”, diz o diretor da Domino’s Pizza Brasil, Henrique Pamplona.
O foco, diz ele, é o Rio de Janeiro e a Região Nordeste no país. A empresa americana, líder em delivery de pizzas no mundo, já possui unidades nas principais cidades do Nordeste. Apenas Aracaju ainda não tem uma loja. “No Rio, ainda há muito espaço e já somos uma marca conhecida. Já o Norte e Nordeste são as regiões com maior crescimento da renda per capita. Estamos agora atacando o interior com Campina Grande. Já abrimos uma Domino’s em Caruaru”, explica Pamplona.
Administrado pelo Grupo Trigo, que tem ainda as marcas Koni e Spoleto, a rede tem hoje 92 lojas espalhadas pelo Brasil. O investimento inicial para abrir uma unidade da Domino’s é de cerca de R$ 600 mil. Segundo Pamplona, geralmente, um único franqueado é responsável por mais de uma loja, e há ainda a opção de trabalhar com as marcas Domino’s e Spoleto em conjunto.
“Os preços dos aluguéis estão muito altos, então, há rateio quando se tem duas marcas. Do ponto de vista dos clientes, trabalhar com marcas complementares é bom. Spoleto é forte no almoço, e a Domino’s, no jantar. Além disso, satisfaz os membros de famílias grandes, com mais opções. Faremos o mesmo com Domino’s e Koni”, destaca o executivo.
Com quase a metade das vendas vindas de entregas em domicílio, a marca registrou crescimento de mais de 20% nas vendas (lojas abertas há mais de um ano), em 2013, na comparação com 2012.
“Dos 73 países em que atuamos, foi a operação que mais cresceu. Fora dessa base, crescemos 50%”, diz Pamplona. A rede faturou R$ 100 milhões em 2013. Para este ano, a meta é atingir os R$ 140 milhões.
Para atrair ainda mais clientes, a empresa estuda a entrada de novos produtos em seu cardápio. “Vamos lançar uma linha de picantes, a primeira é a Pizza de Frango Picante. Mas teremos outros produtos relacionados a nossa proposta. Todos desenvolvidos no Brasil”, finaliza Pamplona.