Por marta.valim

Viajantes a negócios agora poderão reservar traslados com a Uber Technologies Inc. e pagar usando contas corporativas, ampliando o tamanho potencial do mercado de reservas de carros. A empresa com sede em São Francisco também se unirá à Concur Technologies Inc., um serviço de gestão de viagens e despesas, para que os executivos que viajam com frequência e seus funcionários tenham mais facilidade para usar o Uber e acompanhar, disseram as empresas.

A campanha da Uber para obter clientes corporativos chega depois de um acordo fechado ontem entre a Airbnb Inc., um serviço de aluguel de quartos por períodos curtos, e a Concur para oferecer acomodações às pessoas que viajam a negócios. A Uber e a Airbnb fazem parte de um crescente número de empresas que conformam a economia do compartilhamento. Conectando indivíduos com excesso de capacidade ou fundos a clientes em busca de serviços alternativos ou ofertas mais baratas, as startups estão perturbando os setores estabelecidos.

A Salesforce.com Inc e o Deutsche Bank AG assinaram o programa de reserva de carros corporativos da Uber, segundo Emil Michael, vice-presidente sênior de negócios da empresa. O serviço, chamado Uber for Business, será lançado hoje nos EUA e no Canadá e está sendo testado no Reino Unido e na França, disse ele. O banco Barclays Plc, com sede em Londres, e a varejista on-line Gilt Groupe Inc., com sede em Nova York, também serão clientes-piloto.

O Uber for Business inclui ferramentas para que as empresas analisem como suas contas de transporte estão sendo utilizadas. A Uber, disponível em mais de 150 cidades de 42 países, levará o serviço empresarial para outros mercados assim que possível, disse Michael.

“Estimulamos as corporações a centralizarem seus gastos em transporte para que elas possam analisar os dados”, disse Michael.

Clientes empresariais

O serviço de reserva de carros foi fundado por Travis Kalanick e Garret Camp em 2009, depois que eles não conseguiram achar um táxi em Paris, e oferece serviços exclusivos de reserva de carros para limusines e carros pretos. A Uber também oferece opções de traslados mais baratos, como o serviço de transporte compartilhado UberX, e o UberT, usado para conseguir táxis amarelos em Nova York. Os clientes acessam os serviços utilizando o aplicativo da Uber para dispositivos móveis, que os conecta a motoristas usando tecnologia de rastreamento de localização.

Muitos clientes da Uber já estavam reservando viagens de carro para viagens a negócios, disse Michael. A empresa criou o serviço corporativo depois que as empresas lhe pediram, disse ele. A Uber manterá inalterados os preços e sua comissão de 20 por cento por translado para os clientes corporativos.

Viajantes a negócios também poderão aproveitar a parceria da Uber com a American Express Co., que permite a clientes da Uber reservarem viagens utilizando pontos de recompensa e duplicarem a pontuação quando pagam por traslados com os cartões de crédito American Express.

Você pode gostar