Por douglas.nunes

A Mozilla Corp. começou a oferecer hoje na Índia seu primeiro smartphone de baixo custo por 1.999 rúpias (US$ 33), em uma aposta para conquistar participação de mercado para seu software de código aberto no mercado de crescimento mais acelerado para esse tipo de aparelho.

O smartphone Cloud FX utilizará o sistema operacional Firefox da Mozilla e oferecerá jogos e outros conteúdos através de sua loja de aplicativos, disse Jane Hsu, diretora de marketing de produto em Taipei, em apresentação hoje em Nova Délhi. O aparelho tem 128 megabits de memória RAM, câmera de 2 megapixels e processador de 1 gigahertz, disse ela.

O acessível smartphone da Mozilla pode ser sua melhor aposta para conquistar usuários na Índia, onde as pessoas acessam a internet mais através de smartphones do que de computadores. Os consumidores indianos comprarão cerca de 225 milhões de smartphones neste ano, de acordo com Brad Rees, CEO da Mediacells Ltd., empresa de marketing com sede em Londres.

“Os maiores obstáculos para os usuários de telefones celulares multifunção são o preço e a usabilidade”, disse Hsu, referindo-se à atualização dos usuários de aparelhos com recursos limitados de internet. “Achamos que este é o melhor telefone para eles”.

A Intex Technologies (India) Ltd., com sede em Nova Délhi, fabricou o smartphone Cloud FX que saiu hoje à venda no site de comércio eletrônico Snapdeal.com. Ainda neste ano, a Mozilla lançará um aparelho de US$ 38 fabricado pela Spice Mobility Ltd., com sede perto de Nova Délhi. Hsu disse que nas próximas semanas serão anunciados outros acordos com fabricantes indianas de smartphones, que ela não quis identificar.

A Mozilla lançou seu sistema operacional em julho de 2013 com aparelhos de preço médio na América Latina e na Europa, subsidiados através das operadoras locais de telefonia celular. Agora presente em 15 países, esta é a primeira incursão da Mozilla na Ásia, disse Hsu.

Você pode gostar