Por diana.dantas
Ferramentas como crowdfunding, crowdsourcing, incubadoras e startups, entre outros exemplos, já movem bilhões de dólares no mundo. Para entender melhor como esse modelo pode funcionar, criar oportunidades de negócios e saber como um indivíduo pode fazer a sua parte que foi criado o Reboot, o primeiro festival de wikinomia no país, que ocorre neste fim de semana, no Instituto de Europeu de Design (IED), na Urca, zona sul carioca.
“A wikinomia é uma nova dinâmica econômica baseada em três pilares: a cultura do cuidado, da colaboração e da criatividade. O Reboot nasceu da percepção que o atual modelo tradicional, baseado na ganância, na competição e na escassez, não funciona mais. O que a gente propõe com o evento é que as pessoas enxerguem outros modelos de produzir, consumir, aprender e de se relacionar”, explica Luisa Rodrigues, uma das organizadoras do festival.
Publicidade
Durante o evento, que já tem mais de 3 mil inscritos, o público vai participar de um circuito interativo, dividido em em seis partes, cada um com uma finalidade. A ideia é que os visitantes possam entender o conceito de wikinomia, conhecer empreendedores da área e até mesmo ganhar dinheiro com ideias inovadoras.
“Em uma dessas etapas do circuito há o Mirabolátorio, em que a pessoa pode sentar em uma das mesas e mirabolar a sua própria ideia. Depois a gente vai fazer uma curadoria desses projetos e os cinco melhores vão para votação on-line. O vencedor vai ganhar R$ 10 mil, arrecadados por meio de crowdfunding, para começar a desenvolvê-lo”, conta Luisa.
Publicidade
No subsolo do IED, as pessoas vão poder assistir a uma agenda de atividades de aprofundamento na área como workshops, dinâmicas, vivências e bate-papos. Todos feitos por parceiros da Benfeitoria e da Carioteca, que organizam o evento. As atividades tem espaço limitado, por isso, vão participar aqueles que chegarem primeiro. Os horários e a programação estão disponíveis no mesmo site de inscrição para participar do evento, que é gratuita: www.reboot.vc
Serviço:
Reboot, I Festival de Wikinomia
Instituto Europeu de Design (IED)
Dias 29 e 30 de novembro
Sábado, de 12h às 20h, e domingo, de 10h às 20h
Rua João Luis Alves, 13, Urca
Inscrições e programação: www.reboot.vc
Entrada gratuita