Por diana.dantas
O Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do Brasil, registrou avanço de 16,2% na receita líquida do quarto trimestre sobre igual período do ano anterior, com ajuda das suas divisões de atacarejo e comércio eletrônico, consolidando uma tendência vista ao longo do ano.
De outubro a dezembro, a receita líquida da companhia somou R$ 19,66 bilhões, contra expectativa de analistas de R$ 19,5 bilhões segundo dados da Thomson Reuters.
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O avanço consolidado da receita líquida em mesmas lojas, que considera somente os pontos abertos há mais de um ano, foi de 4,3% no trimestre.
Na Via Varejo, divisão de móveis e eletrodomésticos, o crescimento em mesmas lojas foi de 1,5% no período, ao passo que na divisão alimentar, que considera os resultados de Assaí, Extra e Pão de Açúcar, a alta das vendas líquidas em mesmas lojas foi de 1%.
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Mais cedo, analistas do Plural divulgaram em nota que esperavam resultados fracos em mesmas lojas, o que já havia ocorrido no terceiro trimestre, quando a parte de hipermercados havia prejudicado o desempenho da empresa.
"O desempenho do trimestre foi impactado pela forte base de comparação no quarto trimestre de 2013, quando o segmento alimentar e não-alimentar de 'mesmas lojas' apresentaram crescimento de 11% e 13,5% respectivamente", disse a empresa em comunicado nesta terça-feira.
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Na divisão alimentar, o destaque ficou com a bandeira de atacarejo Assaí, que viu as vendas líquidas subirem 26,5% sobre um ano antes, a R$ 2,45 bilhões. Enquanto isso, as vendas na divisão de multivarejo, que reúne as bandeiras Extra e Pão de Açúcar, cresceram 0,3%, a R$ 7,36 bilhões. A companhia informou a abertura de 57 lojas nos últimos três meses de 2014.
Já na divisão não alimentar, a Cnova, que reúne as atividades de comércio eletrônico do GPA e de seu controlador francês Casino, novamente puxou o aumento das vendas, após ter registrado um avanço anual de 144,8% na receita líquida trimestral, a R$ 3,46 bilhões.
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Enquanto isso, a Via Varejo, que opera as bandeiras Casas Bahia e Pontofrio, teve alta de 2,7% na receita líquida de outubro a dezembro na comparação com igual trimestre de 2013, a R$ 6,4 bilhões. A empresa abriu 60 lojas no quarto trimestre.
No consolidado de 2014, a receita líquida do GPA somou R$ 65,5 bilhões, alta de 13,3%. O crescimento consolidado em mesmas lojas foi de 5,9%.