Mais Lidas

Grupo Pão de Açúcar tem avanço de 16,2% na receita do quarto trimestre

As divisões de atacarejo e de comércio eletrônico ajudaram no crescimento e consolidaram uma tendência vista ao longo do ano

Por diana.dantas

O Grupo Pão de Açúcar, maior varejista do Brasil, registrou avanço de 16,2% na receita líquida do quarto trimestre sobre igual período do ano anterior, com ajuda das suas divisões de atacarejo e comércio eletrônico, consolidando uma tendência vista ao longo do ano.

De outubro a dezembro, a receita líquida da companhia somou R$ 19,66 bilhões, contra expectativa de analistas de R$ 19,5 bilhões segundo dados da Thomson Reuters.

O avanço consolidado da receita líquida em mesmas lojas, que considera somente os pontos abertos há mais de um ano, foi de 4,3% no trimestre.

Na Via Varejo, divisão de móveis e eletrodomésticos, o crescimento em mesmas lojas foi de 1,5% no período, ao passo que na divisão alimentar, que considera os resultados de Assaí, Extra e Pão de Açúcar, a alta das vendas líquidas em mesmas lojas foi de 1%.

Mais cedo, analistas do Plural divulgaram em nota que esperavam resultados fracos em mesmas lojas, o que já havia ocorrido no terceiro trimestre, quando a parte de hipermercados havia prejudicado o desempenho da empresa.

"O desempenho do trimestre foi impactado pela forte base de comparação no quarto trimestre de 2013, quando o segmento alimentar e não-alimentar de 'mesmas lojas' apresentaram crescimento de 11% e 13,5% respectivamente", disse a empresa em comunicado nesta terça-feira.

Na divisão alimentar, o destaque ficou com a bandeira de atacarejo Assaí, que viu as vendas líquidas subirem 26,5% sobre um ano antes, a R$ 2,45 bilhões. Enquanto isso, as vendas na divisão de multivarejo, que reúne as bandeiras Extra e Pão de Açúcar, cresceram 0,3%, a R$ 7,36 bilhões. A companhia informou a abertura de 57 lojas nos últimos três meses de 2014.

Já na divisão não alimentar, a Cnova, que reúne as atividades de comércio eletrônico do GPA e de seu controlador francês Casino, novamente puxou o aumento das vendas, após ter registrado um avanço anual de 144,8% na receita líquida trimestral, a R$ 3,46 bilhões.

Enquanto isso, a Via Varejo, que opera as bandeiras Casas Bahia e Pontofrio, teve alta de 2,7% na receita líquida de outubro a dezembro na comparação com igual trimestre de 2013, a R$ 6,4 bilhões. A empresa abriu 60 lojas no quarto trimestre.

No consolidado de 2014, a receita líquida do GPA somou R$ 65,5 bilhões, alta de 13,3%. O crescimento consolidado em mesmas lojas foi de 5,9%.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia