Por bruno.dutra
Rio - O foco em uma forte estratégia de comunicação, usando veículos tradicionais e digitais tem ajudado a Visa a conquistar novos clientes de alta renda e, com isso, aumentar o volume de pagamentos com seus cartões Platinum e Infinity. Somente nos cartões Visa Platinum, a empresa registrou um crescimento de 11% nas compras e 19% na emissão de novas unidades, na comparação de 2014 com o ano anterior.
A estrela foi o filme “Golfinho”, que figura entre os dez mais vistos no YouTube no Brasil em 2014, com mais de 32 milhões de visualizações dos seus episódios e um recall de mais de 80%. O objetivo dos vídeos era mostrar os serviços oferecidos — e ainda desconhecidos — aos portadores dos cartões Platinum e Infinity, entre eles os seguros e concierge.
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“O filme é parte de uma grande estratégia, criada há cerca de oito anos, quando percebemos que o mercado de luxo brasileiro vinha se consolidando como o mais importante da América Latina e um dos maiores do mundo. Precisávamos desenvolver produtos para o segmento e elegemos três pilares: produtos, plataformas de serviços e comunicação”, explica o VP de Produtos da Visa, Percival Jatobá.
Um estudo da empresa mostra que o segmento de alta renda representava uma fatia de 17% dos brasileiros, que têm um gasto mensal médio com compras de R$ 3.996, sendo R$ 1.222 utilizando cartões de crédito.
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“Ainda temos espaço para crescer a nossa participação no mercado de luxo. Temos que continuar trabalhando a migração do dinheiro para os meios eletrônicos. A pesquisa apontou ainda que 92% desses consumidores possuem, em média, 2,5 cartões de crédito”, completa Jatobá, acrescentando que o segmento de alta renda, apesar de ainda ter uma participação em número de transações menor que o do mercado massivo, consegue ser substancialmente maior em termos de volume de dinheiro.
Todo o trabalho de comunicação com o consumidor alvo da Visa foi concentrado para a TV e as mídias sociais — YouTube, Facebook, Twitter, Waze e FourSquare. Depois da divulgação dos episódios de “Golfinho” no Youtube, as ligações para o serviço Visa Concierge pelos portadores dos cartões do segmento de alta renda cresceram 34% em 2014.
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“A campanha também ajudou a informar nossos clientes sobre nossos produtos e serviços, pois a maior parte das pessoas sequer lê o kit que chega junto com um novo cartão e desconhece o que oferecemos”, diz Jatobá. “Em 2015, vamos continuar direcionando o trabalho na comunicação dos serviços que oferecemos”, completa ele.