
Christiane e Raul Bonan, casados há 18 anos, buscavam um novo caminho profissional. Ele era funcionário de um banco e ela, de uma empresa de telefonia. Passaram a procurar opções, entre elas, o mercado de franquias. Christiane largou primeiro o emprego para se dedicar à primeira franquia que o casal abriu, em 2008, do Megamatte no shopping Cittá América, na Barra da Tijuca. Seis meses depois, o marido fez o mesmo e assumiu o comando ao lado da mulher. Hoje, eles têm quatro franquias da rede, na Barra e no Recreio dos Bandeirantes, zona Oeste da cidade, e estão montando a quinta unidade, na mesma região. Raul e Christiane são um exemplo de superfranqueados.
“Um superfranqueado, ou seja, aquele com capacidade de administrar várias lojas e gerir com competência algumas vezes até mais de uma marca, é figura desejada por boa parte dos franqueadores. Isso ocorre porque trata-se de um empresário que ‘sozinho’ faz a gestão de várias unidades e, com isso, tem um perfil mais profissional. Ou seja, entende que a gestão passa por muitas etapas e muitos desafios, afirma Caroline Bittencourt, diretora de Inteligência de Mercado do Grupo Bittencourt.
Segundo ela, no entanto, esse mesmo superfranqueado é uma figura mais exigente. Por saber de sua relevância no negócio do franqueador, ele passa a ter um poder de negociação maior na rede, ganha força e poder de influência, podendo ser visto como formador de opinião pelos demais franqueados.
Já de acordo com Ana Vecchi, diretora da consultoria Vecchi Ancona — Inteligência Estratégica, há dois perfis de superfranqueados. Aqueles que crescem com várias unidades de uma mesma marca e os multifranqueados, donos de várias lojas de marcas diferentes. “Ambos são bons gestores e se valem das técnicas de administração das próprias franqueadoras para gerir suas redes”, diz.
Multifranqueadas do Grupo Ornatus e franqueador de diversas marcas, Liduina Bandeira e Ana Paula Bandeira Braga , mãe e filha, são donas de unidades das marcas Jin Jin Wok,de comida asiática, com duas lojas, além de onze pontos de venda da rede de bijouterias e acessórios Morana e outras duas da Balonè, também de acessórios, em Brasília. “Conheci a Morana em uma viagem que fiz para São Paulo. Inaugurei a primeira loja da marca em Brasília, em outubro de 2003. Daí para frente, foram surgindo novas oportunidades para novas marcas e junto com meus filhos fui aproveitando todas elas. Hoje, participamos de todos os treinamentos, ações, eventos”, diz Liduina Bandeira.
“Para quem se decidir a ter mais de uma franquia, seja de uma única marca ou de várias, alguns passos básicos são vitais: fazer um plano estratégico e financeiro empresarial, além de um plano pessoal para os próximos cinco a dez anos”, completa Ana Vecchi.
SOLUÇÕES & OPORTUNIDADES
? De olho nas oportunidades de negócios com pequenas e médias empresas brasileiras, o Alibaba.com, plataforma mundial de vendas no atacado do Grupo Alibaba , lançou para compradores brasileiros o Compra Segura, serviço gratuito que tem o objetivo de criar uma relação de confiança no comércio com fornecedores chineses ao garantir que esses cumpram os contratos firmados com os compradores.
? Quem é microempreendedor individual (MEI) vai se ligar na radionovela que o Sebrae começa a veicular a partir de hoje e até o dia 14 de agosto, que tem como tema central dicas de gestão. A instituição encontrou na fórmula das antigas radionovelas dos tempos de nossos avós um meio descontraído de aprendizado. Serão 60 programas, transmitidos em 270 rádios em todo o Brasil. O país tem hoje cinco milhões de empreendedores cadastrados como MEI.
? A Pão to G0 — rede de franquias de padarias express com 140 unidades no Brasil e master franqueados na Argentina, Chile, Colômbia e Angola—, contratou Alexandre Abud, que atuou como diretor de gestão estratégica no McDonald’s, para o cargo de Chief Operation Officer (COO). “ A marca está passando por um processo de rebranding, que vai se refletir em um redesenho arquitetônico de nossos pontos de venda para dar maior leveza aos projetos. O cardápio permanecerá baseado em produtos panificados, com uma parcela variável de nosso mix em itens regionais”, explica o executivo. Segundo Abud, o faturamento previsto para a rede este ano é de aproximadamente R$ 40 milhões.
Marisol lança marca própria de franquia
A Marisol lançou na sexta-feira a franquia que vai vender exclusivamente produtos da marca própria, entre roupas, calçados e acessórios. O projeto é fechar o ano com 15 lojas. Até então, o grupo Marisol atuava no franchising por meio da marca Lilica & Tigor, hoje com 169 unidades em todo o Brasil.
Liga Retrô aposta no automobilismo
A Liga Retrô, franquia que até então tinha como foco os fãs de times de futebol, está lançando uma nova linha com o tema automobilismo. São mais de 50 produtos, entre t-shirts e polos, jaquetas, bonés, chaveiros e adesivos de marcas como Ford, Corvette, Mustang, Camaro e Maverick, também nas versões kids e feminina.
Superbom avança em cantinas
Especializada em alimentação vegetariana e vegana, a Superbom expande para a área de franquias com a marca SuperVeg, lanchonete para escolas e universidades. A primeira loja foi aberta há uma semana em Brasília e há planos de chegar a 16 até o ano que vem.