A apresentadora Sávia David e o grupo Bakaninha Beija-Flor na gravação do especialDivulgação
Publicado 05/11/2021 15:30 | Atualizado 05/11/2021 15:37
Nilópolis - Uma luta incansável, de anos, que dia a dia rende frutos. Um total estimado em 4,5 milhões de negros escravizados em 350 anos fez do Brasil o maior território escravagista do Ocidente. As cicatrizes desse passado jamais serão apagadas, mas graças a medidas afirmativas implementadas por lei e após muita pressão de movimentos populares, a história da cultura negra vem sendo aos poucos resgatada. Símbolo dessa conquista é o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Para comemorar esse dia com muita alegria e alto astral, não pode faltar samba e gastronomia. A música, a culinária brasileira tem a marca registrada do povo preto. Por isso, a apresentadora Sávia David, gravou o especial "Em Casa com Sávia Samba e Sabor", para falar sobre o tema. Os convidados foram a chef Geórgia Gomes e o grupo Bakaninha Beija-Flor. No programa, eles falam sobre as conquistas pessoais e a importância dessa data que reforça a valorização do legado negro na história brasileira.

A apresentadora e musa da Beija-Flor de Nilópolis, Sávia David, na gravação do especial da TVMAX, com o a chef Geórgia Gomes e o grupo Bakaninha Beija-Flor - Divulgação
A apresentadora e musa da Beija-Flor de Nilópolis, Sávia David, na gravação do especial da TVMAX, com o a chef Geórgia Gomes e o grupo Bakaninha Beija-FlorDivulgação
"Todos os integrantes do Bakaninha Beija-Flor são negros, com muito orgulho. Conquistamos nosso espaço na arte e na música, graças a luta dos nossos antepassados. Hoje estar aqui é fruto dessa luta. Ainda precisamos avançar muito, mas o caminho está aberto", celebra.

A Chef Géórgia Gomes, proprietária do G&GGourmet, que faz parte do roteiro dos restaurantes de comida preta na cidade do Rio de Janeiro, conta que sua história foi marcada por superação. "O preconceito ainda é muito grande. Na cozinha eu sofri essa discriminação. Até chegar aqui foram muitas lágrimas e suor. Mas me alegro por ser referência para outras mulheres pretas que sonham. Elas veem uma luz, uma esperança de que é possível. Com trabalho, fé e muita dedicação", diz.

Sávia também vem dessa história. Moradora de São João de Meriti, ela enfrentou muitos obstáculos para concluir duas faculdades, Direito e Educação Física, ser fisiculturista, digital influencer, chegar ao status de rainha de bateria da Escola de Samba Vila Maria, de São Paulo e musa da Beija-Flor. A azul e branco de Nilópolis traz esse tema no enredo de 2022.
"Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor", resgatando e contando a história esquecida de negros que se destacaram em vários setores da sociedade. "Valorizo cada degrau que subi, porque sei que foi com muito sacrifício. Quero ser voz para tantos que também podem ir além. Estar aqui comemorando o mês da Consciência Negra não tem preço. É muito especial. Só tenho gratidão", conclui.

A data se tornou importante no calendário brasileiro, um dia simbólico pelo constante engajamento do movimento negro, em diversas esferas. Mas, vale ressaltar que o reconhecimento e oportunidades devem ser diários e não somente no mês de novembro. O povo preto deve ter todos os dias a mesma igualdade e respeito, sem ter a cor como pré-requisito.

O "Em Casa com Sávia Samba e Sabor", no dia 17 de novembro (quarta-feira), pela TVMAX RIO, no canal 25 da NET e 525 NET HD, às 15h50, com reprise às 22h50 e também pode ser visto, acessando o link: https://www.tvmaxrio.net
 
Leia mais