Niterói - O luxo que vai até você. O slogan da grife de sapatos e acessórios sofisticados Jorge Bischoff, no Plaza Shopping, define um segmento de mercado consumidor que está em plena expansão em Niterói: o delivery. Há estabelecimentos que já apostam num crescimento de 20% nas vendas pelo telefone e sites em relação às lojas físicas. Mas, serviço de entrega de sapatos? Sim, e de roupas infantil e adulto, até decoração e comida japonesa, com uma linha de pratos feitos especialmente para serem consumidos onde o cliente estiver.
Os diferentes tipos de delivery têm sido muito procurado pelas classes A e B, principalmente por empresários e profissionais liberais. Sem tempo de sair às compras, eles recorrem ao serviço entre um cliente e outro ou entre reuniões de negócios.

Além de oferecer comodidade, o consumidor não paga mais pela entrega. O preço e as condições de pagamento são os mesmos da loja física e até artigos em promoção podem negociados, em casa ou no trabalho. E as vantagens não param por aí: se o produto não agradar, pode ser devolvido.
As opções para compra estão disponíveis nos sites, nas redes sociais, em revistas distribuídas aos clientes e, claro, no instagram. É só escolher, ligar e pedir que ele ‘baterá’ a sua porta. É o que costuma fazer a empresária Larissa Faria, de 25 anos, mãe de Maria Julia que, aos 5 meses, já usa o serviço de malinha — delivery de roupas infantis — da Très Jolie, em Charitas. O estabelecimento também veste as mamães com produtos da Très Jolie Femme. “Facilita a vida da gente, principalmente agora com um bebê. E também aproveito para fazer compras para Juju”, conta Larissa.
Outra vantagem do serviço apontado pela empresária é a comodidade de experimentar uma roupa em casa. “A gente fica mais à vontade e dá até para combinar a roupa com os sapatos e acessórios que temos no guarda-roupa. O resultado é bem melhor”, elogia ela.
O delivery da Très Jolie existe há dois anos. “Pensei numa maneira da loja ir ao encontro dos clientes que têm pouco tempo devido ao trabalho. Nosso objetivo é levar para a casa delas o mesmo mix de produtos da loja. Mamães com bebês pequenos e crianças têm a chance de experimentar nossas peças no tempo que melhor convém com suas rotinas. A previsão de crescimento desse nosso serviço é de 20%”, conta a empresária Aninha Mendez.

Na Jorge Bischoff o delivery começou em janeiro. “A proposta é muito interessante e coloquei em prática logo que abrimos. Como estamos no Centro e 80% das clientes são de Icaraí isso facilitou nossas vendas. É nosso diferencial. Ele aumentou tanto nossos lucros que estamos expandindo o serviço para os clientes masculinos”, conta um dos donos da loja, Mário Augusto Gabriel Ferreira.
A decoração também tem vez no delivery em Niterói. A Estar Bem, loja de móveis em Icaraí, não só entrega os produtos em casa como leva as sugestões até o cliente para que ele teste as combinações. “Percebemos a necessidade de deixar o cliente ver os objetos nos lugares onde eles serão usados. Até os arquitetos pegam os produtos aqui. Está dando certo”, comemora uma das donas da loja, Marcia Tubenchlak. Segundo ela, quadros e espelhos são os itens mais procurados.
“Como são objetos muito delicados é necessário que vá em embalagem adequada para não causar nenhum dano. Mas isso não é problema para nós porque temos profissionais qualificados para transporta-los”, conta.
Liksi Sushi oferece o combinado ‘Japa em Casa’
O nome já diz: Combinado Japa em Casa. O prato criado pelo restaurante Liksi Sushi, no Jardim Icaraí, foi produzido especialmente para o serviço de delivery. O estabelecimento tem como principal produto o rodízio e o dono do lugar, o empresário Hajime Yokoyama, deu um jeito de levar o sabor do Japão também até a casa do cliente.
“Criamos esse prato que é um resumo do rodízio que pode ser consumido na casa das pessoas. Levamos em conta ainda, na hora de cria-lo, a variedade de produtos que oferecemos por um custo acessível para quem está em casa”, explica Yokoyama. O valor do Combinado Japa em Casa é de R$ 98,50. Ele tem 43 peças, entre sashimis, sushis e makimonos variados.

Há dois anos o Liksi Sushi oferece o delivery para os clientes, tanto que há outros combos também especiais para entrega em casa. O empresário garante que a procura pele serviço tem sido grande e por clientes bem variados. “Nosso delivery tem aumentado muito. Não temos ainda uma avaliação percentual, mas posso dizer que já representa uma parcela significativa no lucro da casa. Atendemos pedidos de casais, famílias e, até mesmo, individuais. Temos combos para todos”, garante ele.
A casa oferece outros cinco combinados variados prontos para entrega e aceita também pedidos propostos pelos clientes. E o aumento das vendas para entrega em casa tem dado tão certo que Yokoyama já está expandindo os negócios. Sem dar detalhes, o empresário anuncia as próximas novidades. “Sempre estamos criando pratos novos. Agora, por exemplo, estamos lançando os combos especiais para o fim de ano, que ainda não estão fechados, mas acredito que farão sucesso”, conta Yokoyama.