Por marina.rocha

Niterói - A Companhia de Ballet de Niterói assumiu a difícil missão de criar uma versão do espetáculo Sonho de Uma Noite de Verão para o público infantojuvenil, uma raridade no mundo da dança. Na montagem, a história começa em uma sala de aula, onde um aluno adormece e vai parar no conto de Willian Shakespeare. Para montar a produção, a Cia trouxe de Paris o coreógrafo brasileiro Alex Sander dos Santos.

“Está todo mundo bem empolgado. É uma história com muito apelo visual, estamos usando elementos escolares no figurino como canetas, borrachas e apontadores. Acredito que vamos conseguir tocar nosso público”, confia.

Os 26 componentes da Cia de Ballet de Niterói estarão em cena com coreografias de Alex Sander dos SantosBruno de Lima / Agência O Dia

Os 26 bailarinos que irão atuar nos seis dias de espetáculo estão ensaiando intensamente há dois meses. E a produtora Tenara Gabriela ainda destaca que é conquistando as crianças que a companhia forma seu público e até o futuro corpo de bailarinos. “A ideia é acabar com esse estereótipo de que o balé é algo de difícil entendimento”, aponta.

Para o elenco, se apresentar para crianças é um desafio maior que o normal, uma vez que esse pessoalzinho tende a ser bem sincero. Um dos personagens principais, Luiz Menezes, fala que sua filha será sua maior crítica. “E os adultos também vão curtir, afinal todo mundo tem uma criança dentro de si”, diz.

Tem gente do Brasil inteiro. A gaúcha Simone Lorenzo é bailarina há 35 anos e é a primeira vez que vai participar de um infantil. “O nosso corpo tem que falar no lugar da boca. Acho que vai ser muito emocionante”, falou.

Mirna Nijs afirma que o grupo está bem preparado. “Foi uma rotina pesada de ensaios, estudamos bastante as melhores posições de corpo”, diz.

O diretor da Cia, Pedro Pires, conta que esse é o primeiro dos quatro espetáculos que irão montar esse ano. “Estamos nos reerguendo há dois anos. Em 2014, fomos a companhia brasileira que mais se apresentou no país. E agora resolvemos fazer esse trabalho voltado para as crianças. Ouvimos opiniões de pedagogos e estamos esperando o melhor resultado possível”, destaca.

Só até dia 19

Sonho de uma noite de Verão estreia na próxima sexta-feira e fica em cartaz até 19 de abril. As apresentações acontecem sextas, às 20h; sábados, às 16h e 19h; e domingos, às 16h. O ingresso custa R$ 10. Quem doar um livro ou levar um comprovante de que é morador de Niterói paga meia entrada. O Teatro Municipal fica na Rua 15 de Novembro 35, Centro. O espetáculo tem 45 minutos.

Você pode gostar