Niterói - O belo casarão do Solar do Jambeiro, no Ingá, será a máquina do tempo para ‘O Macaco da Vizinha’, obra de Joaquim Manuel de Macedo, que estreia na próxima terça-feira, às 20h, de graça. A peça é uma comédia que se passa no final do século 19. O espetáculo é uma montagem da companhia niteroiense Fabricarte.
A história gira em torno de Marcelo (Marcello Sader) e Sofia (Fernanda Guerreiro), um casal jovem, sem muita intimidade, que acaba de se casar e tem um obstáculo: canários. A paixão do marido não agrada nem um pouco à mulher, que se sente trocada pelos pássaros. A partir daí, outros personagens se envolvem na trama para ajudar os dois.
É a primeira vez que a companhia vai estar em cartaz com um espetáculo. O diretor Victor Salzeda acredita que a encenação tem tudo para agradar aos adoradores da arte. “Não é um besteirol, é uma comédia inteligente, de costumes. Além disso, há um repertório musical que dá vida ao espetáculo, relembrando uma opereta da época”, adianta.
Em cena, serão seis atores e quatro músicos. Fernanda Guerreiro está animada. “É uma peça bem divertida, diferente de tudo o que eu já fiz. E, por ser no Solar do Jambeiro, sem palco, a gente fica em contato direto com a plateia. Acho que o público vai gostar bastante”, aposta. Estão também no elenco Raquel Penner,Ricardo Silva, Marcelo Mattos e Wanderson Bernardo.
O texto foi encenado pela primeira vez em 1885, após a morte do autor, em 1882. A peça fica em cartaz até o dia 30 de junho, sempre às terças-feiras, às 20h, com entrada gratuita. O Solar do Jambeiro fica na Rua Presidente Domiciano 195, Ingá. Informações: 2612-5050.