Por marina.rocha
Giovanna ganhou Nina do padrinhoDivulgação

Niterói - Quem não gosta de ganhar presente? Eu adoro! É, mas nem sempre eles agradam, principalmente quando é do amigo oculto da empresa. Que medo! Porém, nem tudo está perdido. Dependendo do objeto ele pode ser trocado por um de outro tamanho, outra cor, até mesmo por outra coisa... ou ser passado para frente. Mas e quando o presente é um pet? O que fazer se quem ganhou um não quiser?

Primeiro, lamentar. Porque eles são tudo de bom. Depois, é seguir as orientações da veterinária Ceres Faraco, especialista em comportamento animal. As dicas vão evitar que você seja o surpreendido ao querer surpreender dando um pet de presente. É, quem gosta de animais nunca vai pensar que alguém que ganhe um irá rejeitá-lo. Mas, infelizmente, isso pode acontecer.

Pesquisa feita pela Comissão de Animais de Companhia, responsável por ações ligadas à saúde animal e da qual Ceres é colaboradora, constatou que 35% dos donos de pets ganharam o animal. Foram ouvidas pessoas em várias capitais, entre elas o Rio.

A veterinária, porém, afirma que a rejeição ao bicho nem sempre é falta de amor. Segundo ela, uma das razões para não querer o animal é a falta de disponibilidade para cuidar dele. Confesso que não tinha me atentado para isso. Então, saber se o futuro dono do animal irá atender às demandas que ele necessita é a primeira coisa a se fazer, afinal trata-se de uma vida.

Os cuidados com a saúde, alimentação, higiene, entre outros, requer também dinheiro. Sim, gastos com animais domésticos não são poucos. E não preciso falar de amor porque quem ama, cuida.

Outra dica é analisar que tipo de animal e raça se adequam ao perfil de quem será o tutor. Cães e gatos são os mais comuns quando pensamos em bichos de estimação. Cães necessitam de contato social, de exercícios e passeios, muito diferente dos felinos. Já cachorros filhotes são agitados e adoram destruir tudo. Será que combinam também com uma família que tenha um bebê? É outro caso a se pensar.

E Ceres faz um alerta: nem pensar em dar um pet a uma criança sem que os pais apoiem! Nesse caso, a responsabilidade recai sobre eles, que podem não querer o compromisso. Mas, aos 5 anos, Giovanna ganhou a yorkshire Nina do padrinho, o engenheiro Carlos Innecco. Ele afirma que antes teve a aprovação da família. Irmã de Giovanna, Camilla Innecco, é quem cuida de Nina e diz que amou o presente.

Nina teve um final feliz, mas nem sempre é assim. Há pessoas que ficam com o animal, mas depois se arrependem e devolvem. Ceres explica que isso causa problemas graves ao pet e que, muitas vezes, recolocá-lo em um ouro lar fica difícil porque ele associa o vínculo com o humano ao abandono. E ela é taxativa: o comportamento do pet depende mais de seu tutor do que dele mesmo, por isso desista da surpresa e consulte a pessoa antes de presenteá-la.

TIRE SUA DÚVIDA

Aline Rocha, Itaipu: Minha pitbull teve gravidez psicológica . Isso causa câncer de ovário? Tem algum perigo? 

Flávia C. R. do Nascimento, veterinária: Pode causar, sim, porque a gravidez psicológica está ligada a vários fatores derivados da elevação do estrogênio (hormônio). O ideal é fazer ultrassom para ver se ela tem ovário policístico e castrar (retirar útero e ovários) o quanto antes.

Gugu tem três anos e já está vacinadoDivulgação

ME LEVA?!

Oi! Sou o Gugu. Tenho 3 anos, já estou castrado e vacinado. Agora, só preciso de um lar para amar e ser amado. Fala com o paraisodosfocinhos.com.br.

CÃES DE GUARDA

Começaram as obras do canil da Guarda Municipal de São Gonçalo, no Monjolos, que é subordinado ao Grupamento de Proteção Ambiental (GPAm). O local terá 239 metros quadrados, seis boxes e até maternidade, além de alojamento para os guardas. O canil tem cinco cães adestrados: o labrador Aislan, de 1 ano e 1 mês, o pitbull Mike, de 10 meses, e três rottweilers — Zeus, de 1 ano e 6 meses; Rot, de 2 anos; e Eros, de 3 anos. Eles já estão atuando no reforço da segurança na cidade. O efetivo da nova equipe é de 17 guardas.

CUIDADO ANIMAL NA TV

Se você tem dúvidas de como cuidar do seu cão não deixe de ver a série que a Pedigree lançou nos canais Discovery Home&Health e Animal Planet. Em seis capítulos — cada um com tema diferente — a apresentadora Penélope Nova dá dicas sobre alimentação adequada, saúde oral, adoção, benefícios da interação homem animal e, no último episódio, ela faz uma visita à Mars, em Mogi Mirim, São Paulo, a fabricante dos produtos Pedigree. Assista aos episódios também pela internet em brasil.discovery.uol.com.br/animal-planet/pedigree/ 

A caixa de viagem custa a partir de R%24 118Divulgação

VIAGEM SEGURA

Para levar seu pet com segurança em sua viagem de férias utilize a caixa feita especialmente para ele. Ela evita que ele se acidente no percurso. Essa mede 31 x 51 x 34. Na Petz do Carrefour Manilha, Neves, São Gonçalo. Tel.: 2624-1184. A partir de R$ 118,90.

Você pode gostar