Por marina.rocha

Niterói - Todos os dias leio matérias sobre animais. Sejam histórias felizes ou, infelizmente, tristes. Mas nenhuma me chamou tanto a atenção quanto a do piloto de um voo da Air Canada. Ele alterou a rota da viagem e fez um pouso de emergência para salvar a vida de Simba, um buldog francês de 7 anos, que estava na aeronave. A atitude dele impediu que o cão morresse congelado.

Bombeiro tenta resgatar gato pendurado em prédio em Vila Isabel Reprodução Internet

É claro que todos que tiram um animal de situação de perigo merecem nossos aplausos. Mas, imagina, quando a operação envolve uma avião pesando toneladas, com centenas de pessoas a bordo e a mil e tantos metros de altura!

Simba estava no compartimento de bagagem quando o piloto percebeu um problema no sistema de aquecimento. É lá que os animais viajam em companhias que ainda não permitem que eles fiquem com os donos. Sabendo que o cão poderia ser congelado, o piloto decidiu pela manobra. O avião seguia de Tel Aviv, em Israel, para Toronto, no Canadá, mas pousou em Frankfurt, na Alemanha. O prejuízo da empresa foi de mais de U$ 10 mil (mais de R$ 40 mil) e atrasou a viagem em 1h15.

Em entrevista à CNN, o comandante afirmou que é responsável pela vida de todos no avião, inclusive dos animais. O porta-voz da companhia informou que os custos do salvamento serão arcados pela Air Canadá sem prejuízos ao piloto herói. 

Por aqui também temos heróis que têm garantido finais felizes, como o de Simba, aos peludos. Quem viu o vídeo do resgate do gato pendurado na janela de um apartamento em Vila Isabel, no início do mês, sabe do que estou falando.

As imagens bombaram na internet. A todo instante parecia que o gato ia cair. Foi tenso. Mas, graças ao Corpo de Bombeiros, o animal foi salvo e até adotado. O tenente Leonardo Leão comandou a operação.Para o oficial, toda vida deve ser preservada e, a partir do momento que são acionados, ajudar é a missão deles.

E missão dada é missão cumprida. Além das técnicas, os militares improvisaram. Valia tudo para salvar o felino. E deu certo. O edredom pego de uma moradora do prédio ajudou a amparar o bichano quando ele caiu. À noite, voltaram ao local e salvaram outro gato.

Dias depois, outra equipe ajudou mais um gato a escapar da morte. Asfixiado pela fumaça em um incêndio num restaurante no Centro do Rio, ele foi retirado do local já imóvel e com a respiração ofegante, como me contou o o 2º tenente Guilherme Tavares.

Para restabelecer o felino ele usou a máscara de oxigênio, a mesma usada em humanos, e devolveu a respiração a ele. Tavares relatou que a todo instante o bichinho o olhava como se agradecesse. De arrepiar!

O gato foi levado pela Guarda Municipal a um veterinário e passa bem. Tavares faz questão de chamar o gato de vítima e de lembrar o lema da corporação: vidas alheias e riquezas a salvar.

E há ainda os nossos heróis anônimos como esse das fotos ao lado, que salvou um cão de morrer afogado. O flagrante foi do repórter-fotográfico do DIA, Carlos Moraes. Em tempos de tantos maus tratos e abandonos, histórias como essas me confortam, mas ainda precisamos avançar muito na proteção aos animais.

TIRE SUA DÚVIDA

Vivi Souza, São Gonçalo: Minha cadela está diferente... Como saber quais os primeiros sintomas da gestação?

Flávia C. R. do Nascimento, veterinária: Por ser rápida, são raros são os indicativos da gestação após 30 dias da cópula. Aumento de fome, formação da cadeia mamária. Com 55 dias as cadelas ficam gordinhas, preguiçosas e seletivas para comer e com refluxo. 

A Mel está disponível para adoçãoDivulgação

ME LEVA?!

Oi! Sou a Mel, tenho 11 meses e, há tempo, procuro um lar. Se quer me amar também te amarei. Contato:queroadotar@quatropatinhas.com.br.

CONGRESSO ANIMAL

Começa na próxima quinta-feira e vai até domingo o 3º Congresso Brasileiro de Bioética e Direitos dos Animais, na UFF, campus Gragoatá. As inscrições são gratuitas. Políticas públicas e animais em situação de abandono nas ruas, proteção jurídica dos animais no Brasil e avanços e retrocessos nos direitos dos animais são alguns dos temas do encontro. Haverá ainda palestras com profissionais renomados. Na quinta, o evento vai das 16h às 20h30. Nos outros dias começa às 9h e termina às 17h30. Informações: congressodireitodosanimais@gmail.com

Comida especial para gatos com mais de sete anosDivulgação

FEIRA PET

Os interessados em participar da 14ª edição do Pet South America já podem se inscrever. O evento acontecerá de 27 a 29 de outubro na Expo Center Norte, em São Paulo, <MC1>das 13h às 21h e é o maior do gênero. A feira é uma plataforma de negócios que reúne tendências, novidades e discussões sobre o mercado pet e veterinária. Paralelo ao evento, acontecerá o Congresso Paulista de Especialidades. Informações: petsa.com.br

?FELINOS VOVÔS

A Whiskas tem uma novidade para os felinos vovôs, os que têm acima de 7 anos. É a nova linha de alimentos, a 7+, com nutrientes que contribuem para um envelhecimento saudável do seu pet. Disponível no sabor carne e nas versões 1 e 3 quilos. À venda nos supermercados e pet shops. Mais detalhes do produto em mars.com.br.?

Você pode gostar